Construção de redes amplia serviços do Saae/AR | Foto: Daniel Teixeira/PMAR

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (Saae/AR) acaba de concluir uma obra que deve triplicar a capacidade de armazenagem do reservatório de água da barragem da Banqueta, que atende a aproximadamente 90 mil moradores das regiões da Japuíba e do Centro e que estava até o final do ano passado sob a gestão da antiga Cedae.

Entre julho e agosto, o Saae retirou ao menos 700 caminhões de areia que estavam assoreando a barragem, o que abriu espaço para novos 5 milhões de litros de água. Agora, a capacidade do reservatório foi ampliada de dois para cerca de sete milhões de litros de água.  Além disso, a autarquia municipal reforçou o gradeamento para garantir a segurança do espaço e colocou telas para evitar que folhas e resíduos entrem na tubulação prejudicando o abastecimento dos moradores. 

— Com a chegada do período de estiagem, nossas equipes trabalharam muito para reduzir os impactos no abastecimento dos moradores. Aumentar a capacidade do reservatório foi fundamental para que a cidade tivesse menos impactos negativos em um momento que é tão complicado — comentou o presidente do Saae/AR, Felipe Larrosa.

Além dos investimentos na Banqueta, a comunidade da Garatucaia também recebeu melhorias na estrutura do reservatório de água. No local, foi duplicada a capacidade do reservatório, que passou de 30m³ para 60m³. Moradores do bairro passaram a receber contas de água este mês e estão sendo cadastrados para passarem a pagar.

Esgoto — Na área do saneamento, o Saae/AR está fazendo obras nas estações de tratamento de esgoto (ETE) em Monsuaba e na praia da Chácara. Na primeira, a ETE permitirá a coleta e o tratamento de esgoto, viabilizando futuramente a despoluição da praia e a revitalização de toda a orla, além de evitar que cerca de um milhão de litros de esgoto sejam despejados in natura no mar. 

Já na praia da Chácara, a estação de tratamento está sendo redimensionada para atender aos moradores do Balneário e Parque das Palmeiras. Com a intervenção, será possível dar continuidade ao serviço de saneamento da praia do Anil. Quando não estiver chovendo ou em períodos com pouca chuva, as águas pluviais misturadas ao esgoto serão bombeadas da praia para a ETE, ao lado da rodoviária, passando por uma tubulação já instalada pelo Serviço de Água e Esgoto.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome