No Corumbê, árvores foram derrubadas em área de preservação | Foto: Disque Denúncia/RJ

Levantamento do serviço Linha Verde, do Disque-Denúncia regional na Costa Verde aponta que cresceu o número de denúncias de crimes e degradação ambiental no município de Paraty no último ano. Nos primeiros oito meses deste ano foram 84 informações repassadas ao serviço para averiguação, contra 76 no ano passado. Em geral as denúncias informam sobre crimes de devastação de vegetação e exploração ilegal de minerais.

No último sábado, 9, policiais militares ambientais identificaram a abertura clandestina de uma estrada no alto do Morro do Gilmar, no Corumbê, em Paraty. Os policiais foram ao local após informações repassadas do Disque-Denúncia (0300 253 1177).

De acordo com a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga, ao receberem as informações, procederam ao local, onde constataram a veracidade da denúncia. Três árvores de grande porte foram encontradas cortadas, da mesma forma que observaram a abertura de uma estrada clandestina com marcas recentes de retroescavadeira, degradando cerca de 500 metros quadrados de área.

Os policiais da 4ª UPAm então realizaram diligências no entorno a fim de localizar os suspeitos, mas sem sucesso. Não havia nenhuma placa indicativa de licenciamento. Desta forma e com base no artigo 38 da lei 9605/98, os militares procederam à 167ª DP (Paraty), onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais em Paraty, a população pode ligar para os telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com Whatsapp em modo anonimizado, que não permite identificação.

(*) Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome