Prédio conta com 14 salas para sediar startups, dois auditórios, dois coworkings, laboratório de T.I e salas de robótica, corte a laser e impressão 3D | Foto: Luis Fernando Lara

Angra dos Reis, RJ – Em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Angra dos Reis inaugurou o tão aguardado Parque Tecnológico do Mar. Localizado estrategicamente no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, este empreendimento pioneiro no Estado do Rio de Janeiro visa diversificar a matriz econômica municipal, focando em investimentos em inovação e tecnologia para estimular a abertura de empresas voltadas à economia marítima.

Para tornar esse parque uma realidade, a Prefeitura investiu significativos R$ 3,8 milhões. Com uma área de 1,1 mil m², o espaço dispõe de 14 salas destinadas a startups, dois auditórios, sala de leitura e estudos, dois espaços de coworking, sala de robótica, sala de corte a laser, sala de impressão 3D, laboratório de treinamento de T.I, espaço interativo coletivo e sala de reunião.

Segundo o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, o edital para seleção das startups interessadas em se instalar no Parque Tecnológico do Mar será lançado no próximo mês de abril.

“Abrirá-se o credenciamento para startups que desejem operar no Parque, localizado estrategicamente próximo ao Polo Universitário, estaleiros, terminal de petróleo, porto e usinas nucleares. Ou seja, estamos inseridos em um ecossistema propício para o florescimento de empresas ligadas à economia do mar”, destacou André Pimenta.

Para o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, o parque representará uma fonte de inovação, qualificação e emprego para a cidade.

“A geração de empregos e serviços em Angra dos Reis está intimamente ligada à economia marítima, e este parque irá capitalizar essa vocação, promovendo iniciativas que impulsionem a inovação, tecnologia, empregabilidade e desenvolvimento”, ressaltou Ferreti.

Idealizado durante o governo de Fernando Jordão, em 2019, o Parque Tecnológico do Mar vem ao encontro da vocação econômica natural de Angra dos Reis, que já possui porto, estaleiro, usinas nucleares, terminal petrolífero e uma indústria pesqueira e de maricultura desenvolvida.

A expectativa é que este empreendimento estimule a criação e instalação de empresas ligadas à economia marítima em toda a região da Costa Verde, com foco nos setores de petróleo e gás, náutica e naval, energias renováveis e sustentabilidade.

Além disso, o curso de robótica, antes realizado no CEA, agora será ministrado em uma das salas do novo parque, uma iniciativa viabilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Os jovens de Angra que desejam se preparar para o futuro e ingressar na área da tecnologia não precisam mais sair da cidade. Este parque é um grande avanço no campo do conhecimento. Onde antes havia um prédio abandonado da antiga Verolme, a Prefeitura reivindicou e transformou em um espaço maravilhoso que impulsionará a economia criativa do município, promovendo o desenvolvimento de startups e cursos de robótica. É um grande passo rumo ao desenvolvimento de Angra”, comentou o prefeito Fernando Jordão.

No primeiro ano de operação, não serão cobradas taxas condominiais das startups interessadas em se instalar no parque. Elas terão acesso a uma infraestrutura completa, incluindo internet, energia elétrica, instalações físicas e mobiliário. Além disso, o Parque está situado dentro do Polo Universitário Professor Jair Travassos, próximo a importantes faculdades como Cederj, UFF e Estácio, facilitando a interação entre poder público, universidades e empresas.

A Prefeitura de Angra dos Reis planeja ampliar a área do parque em breve, com a reforma de um prédio adicional, também com 1,1 mil m², em parceria com a Eletronuclear. O projeto visa dotar a nova área com uma estrutura de hangar para fases futuras de desenvolvimento e incubação de empresas.

Além do edital para ocupação das 14 salas por startups, a Prefeitura também lançará outros dois chamamentos públicos para patrocínio do parque. As empresas interessadas em se cadastrar para se instalar no Parque Tecnológico do Mar podem enviar suas propostas de projetos para [link do site].

A startup Marulho, que converte fragmentos de redes de pesca em materiais como bolsas, esfregões e buchas, já manifestou interesse em operar dentro do parque.

“A Marulho pretende participar do chamamento público para concessão de espaço de trabalho no Parque Tecnológico do Mar. Este espaço é estrategicamente vantajoso para nós, tanto logisticamente quanto em termos de conexão com equipamentos de ponta. Além disso, a proximidade com nossa sede na Ilha Grande, em Angra dos Reis, otimizará nossas operações comerciais e distribuição de produtos em todo o território nacional”, enfatizou Beatriz Mattiuzzo, fundadora da startup.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho