Tecnologia de controle de velocidade em veículos, desenvolvida em Angra, agora vai para a etapa regional do prêmio Educador Transformador | Foto: Divulgação/CEFET

Um notável projeto desenvolvido no Cefet Angra, situado no Parque Mambucaba, foi laureado no prestigiado evento educacional empreendedor do país, o Prêmio Educador Transformador, realizado em colaboração entre o Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare. A lista dos melhores projetos do estado do Rio de Janeiro foi divulgada na última quinta-feira, dia 21, e entre eles está o Safe Speed System, uma solução tecnológica criada na instituição educacional para controlar a velocidade de veículos automotores de acordo com os limites estabelecidos nas vias.

O reconhecimento pelo Safe Speed System foi concedido ao professor Jonni Guiller Ferreira Madeira, matemático, engenheiro nuclear e doutor em matemática aplicada. Ele liderou o desenvolvimento do projeto, com colaboração do professor Marcus Val Springer e do aluno Diego Antônio Moura.

O Safe Speed System contou com a participação ativa dos alunos do Cefet e recebeu apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de parcerias com a Nissan, Viação Senhor do Bonfim, Sebrae e Big Valley, uma comunidade aberta de empreendedorismo e inovação que congrega representantes dos principais setores econômicos de Angra dos Reis.

Essa tecnologia inovadora garante que os veículos permaneçam sempre dentro dos limites máximos de velocidade das vias. Ao contrário de qualquer outro sistema disponível no mercado, o Safe Speed System automaticamente controla a velocidade do veículo de acordo com os limites máximos de cada trecho. A tecnologia já possui patentes registradas em 24 países.

– A ideia do projeto surgiu quando o professor Marcus teve sua carteira de motorista suspensa devido ao excesso de multas. Pensamos então em uma solução tecnológica para resolver esse problema das multas e, ao mesmo tempo, reduzir o número de acidentes, unindo o útil ao agradável. Foi uma experiência incrível ver como a partir de um problema conseguimos superar várias barreiras e desenvolver uma solução – explicou o professor Jonni Guiller.

Além de vencer na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador na categoria de educação superior, o projeto foi o vencedor do campeonato de inovação na categoria de mobilidade inteligente promovido pela Nissan do Brasil, e também foi considerado um caso de sucesso no Startup Win, promovido pelo Sebrae.

Após o êxito na etapa estadual, o projeto agora competirá com os vencedores de outros estados do Sudeste. O campeão do Sudeste avançará para a final nacional, onde concorrerá com os vencedores de cada região do Brasil. A final nacional ocorrerá durante o Bett Brasil 2024, na Expo Center Norte, em São Paulo, no final de abril.

Os selecionados para os três primeiros lugares na etapa nacional receberão certificados de participação, enquanto os primeiros colocados em cada uma das sete categorias serão premiados com troféus, pacotes de participação em eventos nacionais de educação empreendedora e notebooks.

O Prêmio Educador Transformador busca identificar e valorizar projetos inovadores na área da educação que envolvam os alunos em situações do cotidiano, identifiquem problemas e oportunidades, transformem ideias e ofereçam soluções para problemas reais da vida.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho