Evento faz parte de preparação para cúpula do G-20 | Foto: Divulgação/PMP

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), participou esta semana, da Conferência ‘Mudanças Climáticas: Resiliência e Energia nas regiões de Niterói e Rio de Janeiro’, que aconteceu na Casa G20, no Rio de Janeiro. O evento faz parte do movimento preparatório para a reunião do G-20, no Rio, em novembro, e do Programa de Pesquisa em Políticas e Gestão de Sustentabilidade da Universidade de Columbia e da Enel Brasil. No painel relacionado ao enfrentamento do Poder Público à questão climática, Vidal falou sobre as experiências já realizadas na Cidade Histórica.

O prefeito apresentou dados de investimentos da administração pública de Paraty na prevenção e planejamento para as consequências das mudanças climáticas incluindo o plano de contingência local para desastres; sede nova da secretaria de Proteção e Defesa Civil; implantação de seis estações meteorológicas e seis pluviômetros; criação do Centro de Comando de Operações para monitoramento; diálogo e treinamento nas redes municipais de ensino e nas unidades básicas de saúde; conselho do Meio Ambiente ativo; atualização do Plano Diretor; lei de Uso e Ocupação do Solo; fiscalização geológica nos locais próximos aos rios e encostas; implementação de núcleo do Departamento de Recursos Minerais (DRM) e aquisição de novos carros, lanchas e equipamentos para os agentes.

— Precisamos do apoio do governo estadual e federal para ampliar os serviços das medidas preventivas contra as mudanças climáticas que atingem diretamente o nosso bioma, como por exemplo, a grande quantidade de chuvas que causam deslizamentos e enchentes — disse Vidal, completando que ainda é necessário apoio das gestões de cidades vizinhas para serem mais rigorosas no controle do desmatamento, fiscalização de indústrias poluentes e atuação na conservação ambiental.

Luciano Vidal informou que a cidade está propondo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à empresa Enel, com a participação do Ministério Público e da Defensoria Pública, para que seja solucionado o problema de abastecimento de energia e sejam feitas melhorias nos programas de prevenção em Paraty. Além de Vidal, o prefeito de Niterói, Axel Grael (PV), também acompanhou o debate, além da secretária do Meio Ambiente e Turismo da cidade de Areal, Yasmim Albuquerque.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.