Angra tem mais de 23 mil alunos nas séries do ensino fundamental | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A educação básica de Angra dos Reis deu um salto histórico na avaliação mais recente do Índice da Educação Básica (Ideb), medido por meio da Prova Brasil no ano passado. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação na semana passada. Com engajamento de toda a rede, incluindo direção, professores e especialmente os alunos, Angra teve evolução nos dois níveis medidos: os anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º).

Com os números obtidos, a cidade saltou para 12º lugar em educação no Estado do Rio nos anos iniciais e 15º nos anos finais. O feito foi considerado uma conquista para a educação pública municipal que, há vários anos, vinha tendo o pior desempenho entre os municípios da Costa Verde.

— Graças a uma série de investimentos em inovação, valorização do corpo docente e, principalmente, no combate à evasão escolar, a rede pública municipal de ensino de Angra registrou o melhor desempenho na série histórica do Ideb. Mesmo passando por um período de pandemia, com tantas dificuldades enfrentadas pelos alunos. Há muito trabalho a ser feito, mas há também um grande esforço a ser reconhecido — afirmou o secretário municipal de Educação, Paulo Fortunato.

Agora, no resultado geral do Ideb no Estado, considerando os municípios com notas empatadas, Angra subiu 31 posições nos anos iniciais – foi de 69º para 38º – e 25 posições nos anos finais – foi de 85º para 60º. Em nível nacional, Angra passou de 3642º nos anos iniciais em 2019, para 2549º, um avanço de 1.093 posições. Também nacionalmente, mas nos anos finais, o município foi de 2459º para 1656º, subindo 803 posições. Desde que a avaliação do Ideb teve início, este é o melhor resultado obtido pelo município.
Para o secretário Paulo Fortunato, ações como a doação de tablets aos estudantes, a contratação de professores e a busca ativa por alunos evadidos da educação formal estão tendo o resultado esperado.

— Nossa gestão é voltada para resultados que não podem estar no papel. Queremos que o aluno aprenda. A educação de Angra está cumprindo seu dever. O aluno está aprendendo. Estamos focando na questão de apoio pedagógico, na formação, nos recursos tecnológicos e no monitoramento de frequência escolar. Ele frequentando a escola e aprendendo o conteúdo, os resultados são consequências — frisa o secretário Paulo.

Em relação a 2019, o aumento nos anos finais foi o maior já registrado pela cidade, com o crescimento de 0,7% – de 3,8% para 4,5%. O aumento em nível estadual foi de 0,1% e o nacional foi de 0,3%. O aumento nos anos iniciais foi de 0,4% – de 5,1% para 5,5% – o segundo maior aumento já registrado no município, enquanto no estado houve queda de 0,1% e no país, queda de 0,2%.

Dez escolas públicas de Angra alcançam a meta
A Prova Brasil mediu os indicadores de educação em todas as escolas participantes. A avaliação é feita a cada dois anos com estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, medindo conhecimento nas disciplinas de português e matemática. A divulgação dos dados por unidade escolar, revelou as melhores colocadas na avaliação.

Oito unidades de ensino de Angra para anos iniciais alcançaram a meta prevista pelo Instituto Nacional de Educação para o ano 2021. São elas:

EM Frei Fernando Geurtse (Marinas)
EM Brigadeiro Nóbrega (Abraão/Ilha Grande)
EM Prof José Américo Lomeu Bastos (Morro do Abel)
EM Dr Lauro Travassos (Jacuecanga)
EM Prof Francisco Assis de O. Diniz (Bracuí)
EM Dr Orlando Gonçalves (Banqueta)
EM Coronel João Pedro de Almeida (Camorim Grande)
EM Zita de Oliveira Soares (Sapinhatuba III)

Além destas, duas unidades municipais de ensino alcançaram a meta prevista para 2021 nos anos finais as escolas Brigadeiro Nóbrega e Professora Cleusa Fortes de Pinho Jordão (Japuíba).

Para que o resultado de uma escola na Prova Brasil seja divulgado, pelo 80% dos alunos precisava ter realizado o exame e, para isso, Angra se engajou, mobilizando gestores, alunos, professores e a rede como um todo, envolvendo toda a comunidade escolar.

Foto: Divulgação/PMAR

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