Ponto de coleta e seleção de recicláveis no interior de uma das marinas do grupo | Foto: Divulgação/Enel

Desde o mês passado, a troca de materiais recicláveis recolhidos nas marinas do grupo BR Marinas pela iniciativa Ecoenel, da empresa de distribuição de energia, passaram a ser revertidas em bônus na conta de energia da associação de jiu-jitsu Gaditas, entidade que estimula a prática esportiva em Angra do Reis. O termo de cooperação entre as partes vai transformar os resíduos recicláveis em benefícios diretos à formação esportiva de jovens angrenses.

Por meio dessa parceria, a troca de materiais reaproveitáveis como papel, plástico, metal e vidro arrecadados pela BR Marinas reduzirão a conta de energia da associação Gaditas. Há quase dez anos, o grupo incentiva a prática do esporte e hoje atende a 120 crianças e jovens de Angra com aulas de jiu-jitsu, kickboxing e outras atividades.

— A parceria com a BR Marinas, além de extremamente valiosa para a preservação do meio ambiente e apoio às instituições sociais locais, marca a entrada do Ecoenel na Costa Verde. A região tem enorme potencial turístico, o que fortalece o intuito da Enel em promover o acesso ao descarte correto de resíduos recicláveis a moradores e visitantes dos municípios locais — destaca Leonardo Soares, responsável por Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio.

Viabilizado com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ecoenel incentiva a formação de uma rede de parcerias envolvendo clientes, empresas e recicladores com foco em economia, sustentabilidade e conscientização da população.

— Esta parceria com a BR Marinas é consequência da atuação da maior rede de marinas do Brasil na proteção ao meio ambiente e na adoção de políticas de sustentabilidade. Desde o seu nascimento, a BR Marinas investe em educação ambiental, sendo pioneira na utilização do processo de dessalinização da água do mar e na utilização de energia fotovoltaica.  Aderir a um programa assim significa muito para a empresa e muda o patamar de Angra dos Reis no desenvolvimento das atividades de reciclagem, ganhando escala e permitindo um direcionamento adequado aos resíduos da região — acredita João Fellipe Neves, gestor ambiental da empresa náutica.

Ecoenel Empresas — Além de beneficiar os clientes residenciais com bônus na fatura de energia, o programa também permite a participação de consumidores comerciais e industriais, como supermercados, atacadistas, restaurantes, varejo, marinas, indústrias alimentícias e de bebidas, entre outras. Os bônus na conta de energia podem ser direcionados tanto para as empresas quanto para associações beneficentes.

Foto: Divulgação/Enel

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/avanco-degradacao-ambiente-em-angra/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome