Líderes da Comissão Especial do setor naval | Foto: Divulgação/Alerj

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) reinstalou na quarta-feira, 25, a Comissão Especial para acompanhar e buscar o fortalecimento e ampliação da indústria naval, offshore e do setor de petróleo e gás do Estado do Rio. A deputada estadual angrense, Célia Jordão (PL) foi escolhida presidente. Foram escolhidos como vice-presidente, o deputado Rosenverg Reis (MDB) e o deputado Vinicius Cozzolino (UB) com relator.

A Comissão já teve outras edições em legislaturas anteriores. Em 2021 ela chegou a funcionar também sob a liderança da deputada Célia.

Em seu segundo mandato, o primeiro de forma integral, Célia Jordão é autora da Lei 10.028/2023, que incentiva as atividades econômicas vinculadas à economia do mar incluindo a reciclagem e o desmantelamento de cascos de embarcações em baías e portos do Estado. Célia afirma lutar pelo fortalecimento das atividades com influência direta e indireta no mar e fomento da indústria naval, visando contribuir para o aumento da arrecadação no Estado e a geração de oportunidades.

— Quando digo que sou uma defensora da economia do mar, isso significa lutar pelo desenvolvimento de todos os municípios litorâneos do Estado. Quando a atividade naval vai bem, várias atividades econômicas acabam sendo positivamente impactadas, e isso inclui também empresas do interior fluminense. Um bom exemplo é a Companhia Siderúrgica Nacional, de Volta Redonda, e o estaleiro Brasfels, em Angra. Quando um está funcionando bem, o outro, que depende de suas atividades, também caminha para o progresso — ressalta a deputada.

Na sua primeira passagem pela Alerj, a parlamentar foi escolhida para representar o legislativo do Rio na Comissão Estadual pelo Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar), grupo criado para discutir soluções para o setor e que reúne representantes da Firjan, Sebrae, Fecomércio, universidades e do Cluster Tecnológico Naval.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.