Partida será no ginásio que leva o nome do professor angrense | Foto: Arquivo

A Costa Verde fluminense passará a ter em novembro, um núcleo da Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio (ABVRJ). Um jogo amistoso com veteranos do basquete vai celebrar a fundação da representação da entidade na região no dia 4 de novembro (sábado), às 10h, no ginásio Getúlio Telles, no estádio Municipal, em Angra.

O ex-árbitro internacional de basquete, Vander Lobosco, foi escolhido pela ABVRJ como embaixador da associação na Costa Verde. Ele mora em Paraty e é um dos entusiastas e incentivadores do basquetebol na Cidade Histórica, e já há alguns anos sonhava com a criação do núcleo da ABVRJ na região. Desejo que era compartilhado com o saudoso amigo Getúlio Telles, falecido em 2019.

— Era um sonho meu e do Getúlio criar o núcleo da associação aqui na Costa Verde. E aí veio a pandemia e a gente acabou não podendo fundar naquela época, e depois ele acabou falecendo, e isso foi adiado. E acompanhando recentemente a Copa Angra Basquete, vi que um dos times participantes levava o nome Amigos do Getúlio, então, eu resolvi retomar a criação da ABVRJ da Costa Verde — disse Vander Lobosco.

O jogo amistoso será também uma forma de os amigos homenagearem Getúlio Telles, no ginásio que leva o seu nome. Na ocasião, haverá o lançamento do uniforme do time da ABVRJ da Costa Verde, tendo a camisa personalizada com o rosto do professor angrense. O evento terá participação da família de Getúlio, que confirmou presença no evento do dia 4 de novembro.

A Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro (ABVRJ) foi criada em 1987, tem sua sede no bairro da Praça da Bandeira, no Rio, e reúne inúmeros ex-jogadores do basquetebol do Estado e Getúlio Telles tinha muitos amigos na entidade, pois também era um atleta veterano e um esportista muito ativo na organização de campeonatos em Angra, além de apaixonado pela modalidade.

Getúlio Telles faleceu no dia 28 de fevereiro de 2019, aos 64 anos, jogando basquete, nas peladas tradicionais que ele organizava, e que aconteciam no ginásio do Iate Clube Aquidabã, nas noites de quintas-feiras. Ele estava jogando, se sentiu mal, saiu do jogo. Ficou no banco, depois deitou no chão e sofreu um infarto fulminante.

(*) Com informações apuradas pelo jornalista Beto Carmona.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.