Operação Ship to Ship transfere petróleo entre dois navios ancorados lado a lado | Foto: Reprodução/TEBIG

O terminal marítimo Almirante Maximiano Fonseca, popularmente conhecido como Tebig, na Baía da Ilha Grande, chegou este mês ao marco histórico de sua milésima operação Ship to Ship (STS). Na operação histórica, mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de petróleo foram transferidos entre os navios-tanque João Cândido e Eagle Paraíso, destinando-se a carga à ENAP (Empresa Nacional del Petróleo), no Chile. os dados foram registrados na rede social da Praticagem do Rio de Janeiro no último dia 16.

Operado pela Transpetro, o Tebig conta com pier dotado de dois berços e recebe navios-tanque destinados ao transporte de petróleo e derivados, seja para importação, exportação ou cabotagem transporte na costa brasileira). Entre as atividades no terminal, destaca-se a operação STS, que consiste na transferência de petróleo e derivados entre dois navios, amarrados lado a lado.

Dada a complexidade e os riscos envolvidos, essa operação demanda a colaboração de diversos stakeholders, incluindo a Praticagem do Rio, que desempenha papel crucial nas manobras de atracação e desatracação, fornecendo pareceres sobre segurança de navegação e participando ativamente em simulações de manobras e análises de riscos.

A movimentação no Tebig em Angra dos Reis atinge mais de 90% do petróleo extraído nas camadas do pré-sal na bacia de Santos (Rio e SP) e faz com que o orçamento público do município angrense seja um dos maiores do estado e per capta um dos maiores do país. O petróleo movimentado em Angra é faturado e a cidade recebe em retorno percentual previsto no ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços). Em 2024, o orçamento de Angra deve superar os R$ 2,4 bilhões.

(*) Com informações da Praticagem do Rio de Janeiro.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.