250 atletas-alunos com deficiência participam do evento, hoje (17), no Estádio Municipal | Foto: Divulgação/PMAR

Na manhã ensolarada desta quarta-feira, 17 de abril, Angra dos Reis recebe mais de 250 atletas-alunos com deficiências para os emocionantes Jogos Especiais 2024. Este evento anual promete inspirar a todos com demonstrações marcantes de superação. Reunindo instituições, escolas da rede municipal e particular, além de associações afins, os Jogos Especiais têm início às 8h com uma vibrante cerimônia de abertura, seguida das aguardadas competições. O palco para essa celebração esportiva será o Estádio Municipal Jair Carneio Toscano de Brito, no Balneário.

Este ano, os Jogos Especiais serão realizados em duas edições, sendo a segunda prevista para setembro. Organizados pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, os eventos oferecem uma gama diversificada de competições, incluindo provas de arremesso, corridas de diferentes distâncias, salto à distância, tênis de mesa, dominó e muito mais. Atletas a partir de 3 anos de idade estarão presentes para demonstrar seu talento e determinação.

Entre os participantes, destacam-se instituições como UTD-TEA (Unidade de Trabalho Diferenciado – Transtornos do Espectro Autista), Associação Pestalozzi, Apadev Angra (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), AADEF (Associação Angrense dos Deficientes Físicos), Emes (Escola Municipal para Educação de Surdos) e EMDV (Escola Municipal para Deficientes Visuais), entre outras.

A coordenação dos Jogos Especiais está a cargo de Andréa Portugal, uma profissional de educação física com mais de 20 anos de experiência na inclusão de pessoas com deficiência no mundo esportivo.

– Cada vez mais eu vejo os jogos aconteceram e a certeza de que todos se divertem. O esporte é maravilhoso para todas as pessoas, e não é diferente para quem tem alguma deficiência. Os Jogos Especiais demonstram como elas têm muita capacidade, se superam e vencem os obstáculos. São pessoas com limitações, mas não ficam em casa, querem praticar esporte e mostrar que têm o seu valor. E a sociedade aprende a cada dia que o respeito e o combate ao preconceito têm que ser vencidos – disse Andréa. 

Os Jogos Especiais 2024 não apenas celebram a conquista esportiva, mas também reforçam o compromisso de Angra dos Reis em promover a inclusão em todas as esferas da vida, demonstrando que, no esporte e além, as pessoas com deficiência são capazes de alcançar grandes feitos.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.