Técnicos da Defesa Civil municipal participaram do encontro | Foto: Divulgação/PMAR

A fim de tornar mais popular as questões relativas à energia nuclear no cotidiano da população angrense, entidades associadas à segurança do complexo nuclear da cidade promoveram um encontro a respeito do Plano de Emergência Externo (PEE 2023). Quem participou pôde tirar dúvidas e ainda ouviu explicações sobre o funcionamento das usinas em Angra.

O evento contou com representantes da Defesa Civil de Angra e do Estado do Rio, da Eletronuclear, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Cada uma das entidades exibiu informações sobre a participação de cada um no Plano de Emergência Externo, além de fornecerem informações ligadas à energia nuclear.

— O objetivo do PEE, no que cabe ao governo municipal, foi passar como funciona a estrutura da prefeitura dentro do Plano e principalmente quanto às Zonas de Planejamento de Emergência (ZPEs) 3 e 5, que ficam no raio da usina. O saldo do evento foi positivo. A partir de agora, os moradores vão procurar cada vez mais esclarecer suas dúvidas sobre o assunto — resumiu o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior Pires.

Após o fim das palestras, foi aberto um espaço para que os participantes do Encontro PEE 2023, de forma prévia, enviando as perguntas antes do início do evento, esclarecessem dúvidas sobre o assunto. O cacique Algemiro Silva, 60, da aldeia Sapucaí, em Santa Rita do Bracuí, foi um dos que esteve no evento.

Homologado desde 2013, o PEE é um protocolo de respostas que pode ser acionado a qualquer momento. Nos dias 16 e 17 de agosto, Angra servirá de palco a um exercício geral para acionar os órgãos participantes e testar as respostas referentes às situações propostas pelo simulado.

(*) Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Angra.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome