Último concurso para a PM foi em 2014 | Foto: Divulgação

Foram anunciadas na semana passada as regras para o concurso público de 2023 para ingresso de 2.000 novos soldados da Polícia Militar do Rio. O edital publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 26, prevê a abertura das inscrições de 14 de junho a 12 de julho para candidatos na faixa etária entre 18 e 32 anos, sendo 10% das vagas destinadas às mulheres.

O concurso para soldados da PM é o primeiro promovido pela corporação depois de quase dez anos. O último processo seletivo foi em 2014, quando mais de 105 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 6 mil vagas. A demora para a incorporação dos aprovados ocorreu em função da crise econômica do Estado e da pandemia de Covid 19, a partir de 2020.

— A realização desse concurso representa uma grande vitória para toda a sociedade fluminense. Estamos agora em condições de formar novas turmas de policiais para recompor o efetivo das forças de segurança de forma regular e planejada. Fizemos um grande investimento na reestruturação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que, agora, está em melhores condições de formar os futuros policiais militares — explica o governador Cláudio Castro (PL).

Após a conclusão do Curso de Formação de Soldados, o salário bruto inicial da carreira de policial militar no Rio é R$ 5.233,88.  Depois de inscritos, os candidatos passarão por nove etapas de qualificação.

— Além da formação operacional, no CFAP os alunos terão acesso a uma grade curricular teórica abordando temas fundamentais para a realidade atual, como legislação penal e civil, direitos humanos, violência contra mulher e uma gama de conceitos sobre polícia de proximidade — explica o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Inscrições — A partir de 14 de junho, os interessados poderão se inscrever pela internet, acessando o site www.ibade.org.br, onde constam o Edital, a ficha de inscrição via Internet e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, a corporação disponibilizará um posto de atendimento, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h, na DRSP – localizada na avenida Marechal Fontenele, 2906 – Jardim Sulacap, Rio de Janeiro. A taxa de inscrição está fixada em R$ 100,00, o mesmo valor cobrado para o concurso de 2014.

O concurso terá início no dia 27 de agosto com a prova escrita objetiva. Para ser aprovado nessa primeira etapa, o candidato deverá alcançar um índice de acerto de 60% da avaliação geral e não zerar nenhuma das disciplinas. Os aprovados na primeira etapa ficarão aptos a fazer a prova escrita discursiva (redação), no dia 29 de outubro, que exige nota mínima de 50 pontos.

Em relação à faixa etária dos candidatos aptos a se inscreverem, vale esclarecer que o limite de idade considera 32 anos, 11 meses e 29 dias até 14 de junho de 2023, o primeiro dia do início da inscrição.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome