Junto com a chegada do período eleitoral, começa também em Paraty a temporada das notícias falsas, as fake news. Parece ser uma tradição. As informações mentirosas são plantadas em redes sociais e grupos de mensagens, difamando pessoas e inventando histórias. No início desta semana o empresário Ronaldo Carpinelli, que administra um posto de combustíveis na cidade, foi uma das vítimas desta maquinação que mistura informações e cria versões falsas. A mentira era que ele teria sido visitado por policiais federais, detido e autuado por desvio de combustíveis que seriam pagos pela prefeitura da cidade. O Tribuna Livre confirmou que a informação é falsa.

De acordo com o próprio Carpinelli, em entrevista ao Tribuna Livre, de fato houve uma inspeção de agentes da Justiça Eleitoral em sua empresa, que vende combustíveis ao município e presta serviços a uma das campanhas eleitorais na cidade mas, bem diferente das notícias plantadas, não houve detenção alguma, segundo ele.

— Não teve apreensão nenhuma, por Polícia Federal nenhuma e não teve prisão nenhuma. Isso é mais uma armação que sempre aparece na época de campanha aqui. O que houve foi uma denúncia, de natureza eleitoral, de que estaria havendo uma distribuição gratuita de combustíveis e a fiscalização da Justiça Eleitoral esteve lá no meu estabelecimento apurando — explicou Carpinelli.

O empresário relatou que teria havido ‘abuso’ por parte dos fiscais e alguns documentos que não estariam relacionados à informação acabaram sendo levados, inclusive inclusive documentos de faturamento da empresa. Ainda de acordo com Carpinelli, parte do combustível que é consumido por uma das campanhas eleitorais na cidade é adquirida no posto. O consumo é registrado, ele explicou, por meio de requisições regulares e o pagamento, também garantiu, constará na prestação de contas do candidato, não se tratando, portanto de doação ou ato presumidamente ilegal.

Como em Paraty, as notícias relacionadas à campanha eleitoral tem logo repercussão rápida, uma das coligações que disputa a prefeitura pediu que a Justiça Eleitoral instaure procedimento de apuração contra a prática de fake news que aliás, na cidade, já ocorreu em campanhas anteriores, tendo até mesmo o Tribuna Livre como vítima.

Fotos: Reprodução

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/apreensao-de-carro-furtado-fakenews-paraty/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome