A maioria dos eleitores de Angra dos Reis e de Paraty têm baixa escolaridade ou nível de instrução básica incompleto. Os números não diferem tanto da média nacional, mas, no caso de Angra, estão entre os piores do Sul do Estado.

Nada menos que 32% dos eleitores angrenses (cerca de 41 mil pessoas) afirmam não terem completado sequer o ensino fundamental que, somados aos 4% que são confessadamente analfabetos (mais de 5,3 mil pessoas), chegam ao índice de 36% dos mais de 130 mil eleitores. Ainda há mais de 9,5 mil eleitores que dizem apenas saber ‘ler e escrever’ o que também é indicativo de baixa instrução e pode explicar, em parte, o baixo índice de ocupação local dos empregos de melhor remuneração.

Perfil do eleitorado de Angra dos Reis

Para se ter uma ideia, em Volta Redonda, o número de eleitores sem a educação formal não chega a 26%. Volta Redonda, aliás, também é a cidade com o mais alto índice de eleitores com nível superior completo, quase 10%. Em Angra este índice está em 6% e é inferior ao de Paraty, que tem eleitores com escolaridade mais alta também no nível superior, com 7% declarando já ter completado o terceiro grau de instrução. Desde 1994 Angra dos Reis tem um campus de universidade pública e, a partir de 2014, passou a ter também um de faculdade privada.

As estatísticas divulgadas no site da Justiça Eleitoral também revelam outras curiosidades sobre os eleitores da região. Em Paraty, por exemplo, entre 2016 e 2020, datas das últimas eleições regulares, o número de eleitores subiu em mais de 3,1 mil pessoas. No mesmo período, o eleitorado de Angra teve acréscimo de apenas 600 eleitores. Não houve nestes quatro anos nenhum fenômeno migratório relevante que justificasse o aumento expressivo de votantes em Paraty. A cidade tem agora 31,1 mil eleitores e é uma das que têm menor eleitorado no Sul do Estado.

Perfil do eleitorado de Paraty

Gênero — Em termos de gênero, as cidades da região repetem a média nacional, com eleitorado praticamente dividido ao meio, com ligeira vantagem para as mulheres (51% do eleitorado nas duas cidades). Em Paraty, cerca de 200 eleitores não informaram o sexo.

O maior bloco de eleitores está na faixa dos 25 aos 44 anos, que são mais de 40% do total. Nas duas cidades, este eleitorado é decisivo para as campanhas. Há apenas 100 eleitores com 16 anos completos em Angra, e 44 em Paraty o que, proporcionalmente, é superior ao interesse dos adolescentes angrenses pelo voto. Os eleitores com mais de 100 anos de idade são 33 em Angra e 15 em Paraty.

Fotos: Reproduções

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 296)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/eleicoes-2020-candidatos-exibem-seus-planos-para-angra/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome