Secretários municipais e autoridades foram ao local do evento | Foto: Reprodução/PMP

Secretários municipais, vereadores e o prefeito em exercício de Paraty, Izaques Marendaz (PSB), participaram na semana passada, no Rio, da primeira edição da Caravana Federativa do Rio de Janeiro, uma iniciativa do governo federal para apresentar aos municípios as oportunidades de investimentos e parcerias com prefeituras, especialmente no âmbito do novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). O secretário de Assuntos Federativos do Ministério de Relações Institucionais, André Ceciliano, coordenou a etapa do Rio do evento.

De acordo com André, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio, a Caravana dá autonomia para os municípios e estados para apresentarem seus projetos, ter conhecimento dos editais a serem lançados, tirar dúvidas, e assim, obterem recursos por meio de emendas parlamentares e transferências da União. O novo PAC prevê investimentos de R$ 136 bilhões no Estado do Rio em áreas como segurança, saúde, educação, saneamento básico e meio ambiente.

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), mesmo em férias, participou do encontro, que reuniu também o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e o governador do Rio, Cláudio Castro (PL). Na comitiva paratiense no evento estavam a secretária de Educação, Gabriela Gibrail, o secretário de Pesca, Saulo Vidal e a assessora de Planejamento, Lucineide, além de representantes do Departamento de Água e Esgoto da prefeitura.

Entre os projetos que a prefeitura de Paraty apresenta ao governo federal para captação de recursos estão ações de fomento ao esporte, a ampliação de cursos profissionalizantes para ocupar o futuro Centro de Formação Municipal (Cefec), apoio transferência de propriedade do terreno do Terminal Pesqueiro, e a assinatura dos contratos de cessão de uso de águas da União, para instalação de fazendas marinhas. O município também está pleiteando recursos para implantação do projeto de subsídio do pescador, convênios de saneamento para Praia Grande, Ilha do Araújo e Água Boa e comunidades tradicionais, além de informações sobre recursos para gestão de resíduos sólidos e compostagem.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome