Secretários discutiram a prestação de serviços da Enel na Ilha Grande | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis informou na sexta-feira, 2, que a empresa distribuidora de energia Enel se comprometeu a iniciar obras emergenciais para melhorar o abastecimento de energia elétrica na Ilha Grande. O prefeito angrense Fernando Jordão (PL) anunciou que poderá pedir à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a não renovação do contrato com a concessionária de energia. Ao que parece, a Enel tem a concessão para distribuição na região até 2026.

— Estamos aqui cobrando a Enel para que ela resolva a situação dos geradores do Abraão antes do Carnaval. Inclusive, a prefeitura de Angra conta com decisão judicial favorável em relação ao tema. Seguindo a orientação de diversos governadores, vamos pedir à Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal que a Agência Nacional de Energia Elétrica não renove a concessão da Enel — afirmou Jordão, durante reunião com a empresa de energia em Angra dos Reis.

Os reparos que serão feitos pela Enel preveem a instalação de geradores na Vila do Abraão e o processo de vistoria e limpeza do trecho conhecido como Funil, na área do Saco do Céu, para a troca de cabos de energia.  Com as obras, a expectativa é que o abastecimento de energia fique melhor, sem as queixas que hoje atormentam a população local e os turistas.

Além da prefeitura, também participaram da reunião de alinhamento, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) e do Governo do Estado.

— Algumas etapas já serão iniciadas como a troca da rede no pedaço mais crítico, em uma área que está apresentando muitos problemas, no Saco do Céu, além do início das obras para o Abraão receber os novos geradores. O mais importante é que hoje pactuamos uma força-tarefa que vai agir desde já — previu o secretário executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.