População deve reduzir o consumo de água e fazer reserva | Foto: Agência Brasil

A prefeitura de Angra dos Reis e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/RJ) montaram uma operação de emergência para assegurar o abastecimento de água na comunidade do Bracuí, atingida há duas semanas por um temporal. De acordo com o Serviço de Água, ao menos dez caminhões-pipa estão se revezando desde o domingo, 25, para abastecer os reservatórios das áreas mais impactadas pela falta d’água causada principalmente por falta de energia nas localidade.

No domingo, 24, a estação de bombeamento de água do Bracuí enfrentou uma interrupção de energia elétrica comprometendo o abastecimento nas regiões da Itinga, Morada do Bracuí, Estrada Beira-Rio (estrada dos Índios), Santa Rita do Bracuí e Embu.

A empresa de energia Enel foi acionada pelo Saae/AR, e embora a energia tenha sido restabelecida cerca de quatro horas depois, houve problemas nas bombas. A equipe de eletromecânica da autarquia, em conjunto com o operador da estação, conseguiu religar a bomba e retomar o abastecimento. Cada interrupção prolongada despressuriza o sistema, exigindo o reinício de todo o processo de abastecimento.

O Serviço de Água manterá o fornecimento de água nas áreas mais impactadas por meio de caminhões-pipa, rotina que foi adotada nas últimas semanas em locais com dificuldades de abastecimento pleno. A autarquia ressalta a necessidade de uso consciente da água, assegurando que todos possam receber o fornecimento necessário, assim como a importância de que os imóveis tenham suas próprias caixas d’água para reserva adequada.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.