A escola Frei João Moreira é uma das que funciona com horário estendido | Foto: Reprodução

A prefeitura de Angra dos Reis anunciou na sexta-feira, 12, que mais nove escolas da rede pública municipal passarão a funcionar como Centros de Educação em Tempo Integral (CETI’s) elevando para 21 o número de escolas que oferecem ensino em horário estendido. Ao todo, essa rede atende a 2.420 estudantes. Os alunos da educação integral têm uma carga horária de 1.400 horas anuais. Eles entram às 8h da manhã e saem às 15h30, recebendo quatro refeições diárias durante o dia de aula: desjejum, colação, almoço e lanche da tarde. 

Além dos conteúdos da grade curricular tradicional, cada CETI também trabalha com Educação Financeira, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Soluções  Sustentáveis,  Robótica Empreendedora,  Tecnologias Digitais e Soluções Empreendedoras,  Geração Empreendedora, Jardim Sensorial, Alimentos e Temperos  Naturais, Brinquedos Ecológicos, Produções Culturais Criativas, Sabores e Cores Regionais, Laboratório de iniciação Científica e Pesquisa, Orientação de Estudos e Experiências  Matemáticas.

— Alinhado com as diretrizes e orientações nacionais da área, o município amplia o número de escolas em tempo integral da sua rede, promovendo assim a expansão da possibilidade de desenvolvimento pleno dos estudantes. A ampliação contempla também escolas situadas na baía da Ilha Grande, o que possibilita que o estudante passe mais tempo aprendendo na unidade de ensino do que se locomovendo de sua residência até a escola. É mais uma atuação dentro do projeto ‘Angra, Cidade da Educação’ — explica o secretário de Educação, Paulo Fortunato.

Os alunos matriculados nas escolas que serão transformadas em CETI’s, e que renovaram as matrículas, estão automaticamente inscritos. Já os que querem em ingressar pela primeira vez neste tipo de regime, e já fizeram as inscrições deverão acompanhar o resultado a ser divulgado nesta segunda-feira, 15. Após o resultado, a matrícula efetiva deve ser feita na própria unidade de ensino.

Escolas que funcionam como Centros de Educação em Tempo Integral (CETI’s) em Angra:

E.M. Antonio Joaquim de Oliveira – Sapinhatuba I
E.M. Adelaide Figueira – Sapinhatuba II
E.M. Zita de Oliveira Soares – Sapinhatuba III
E.M. Francisco Xavier Botelho – Lambicada
E.M. João Carolino dos Remédios – Morro da Glória
E.M. Inácio During – Vila Histórica de Mambucaba
E.M. Maria Hercília Cardoso de Castro – Vila Velha
E.M. Monsenhor Pinto de Carvalho – Enseada das Estrelas (Ilha Grande)
E.M. Prefeito Francisco Pereira Rocha – Morro da Cruz
E.M. Professor José Américo Lomeu Bastos – Morro do Abel
E.M. Deputado Câmara Torres – Portogalo
E.M. Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho – Frade
E.M. Coronel João Pedro de Almeida – Camorim Grande
E.M. Frei João Moreira – Enseada
E.M. Alberto Torres – Ilha da Gipoia
E.M. José Virgílio Pereira Maia – Praia do Sítio Forte (Ilha Grande)
E.M. Osório Manoel Correia – Praia do Aventureiro (Ilha Grande)
E.M. Thomaz Henrique McCormick – Praia da Longa (Ilha Grande)
E.M. Brasil dos Reis – Praia de Matariz (Ilha Grande)
E.M. Ayrton Senna da Silva – Praia Vermelha (Ilha Grande)
E.M. Joaquim Alves de Brito – Praia de Bananal (Ilha Grande)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.