Mais um instrumento para auxiliar na segurança pública de Angra dos Reis chegou à cidade. Trata-se de um totem de videomonitoramento, instalado pela Secretaria Executiva de Segurança Pública. O equipamento, instalado no Cais de Santa Luzia, é um protótipo que está sendo testado, sem custo para a prefeitura.

Se a experiência relacionada ao totem for bem sucedida, outros 14 pontos do município poderão também receber a nova ferramenta no apoio à segurança da cidade.

– É mais uma ferramenta que a prefeitura de Angra está trazendo para ajudar na segurança pública. É bom ressaltar que a população é quem vai aprovar ou não o uso desse totem, que oferece uma opção a mais para sua proteção, visto que além da visibilidade total do ambiente ao redor, a “vítima” poderá ainda interagir com o agente de polícia e receber orientações para a sua proteção – explica o secretário de Segurança do município, Douglas Ferreira Barbosa.

O totem tem seis câmeras, sendo uma de 360° e outra que vai focar no atendimento das pessoas que acionarem um botão de emergência fixado no totem. Ao ser ativado, esse dispositivo cria um canal de comunicação com uma central de monitoramento, que funciona 24 horas, o que possibilita o deslocamento de policiais de forma efetiva e amplia a capacidade de pronta resposta. Além disso, o totem tem alarme sonoro e alto-falante de grande alcance.

Fotos: Larissa Torres

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome