Na última edição do Tribuna Mambucaba, a coluna Arte Local foi sobre comemoração e festas! A entrevistada foi a empreendedora Emília Alves (foto), que descobriu na arte de decoração de festas uma nova e apaixonante profissão.

Emília é formada em Serviço Social, é casada e nasceu em Juiz de Fora (MG). Há pouco mais de um ano se mudou para a Vila Residencial de Mambucaba. Sempre foi apaixonada por artesanatos, e em suas férias escolares participava de cursos de pintura em vidro, tecido, madeira e modelagem em biscuit. Há quatro, passando por um momento profissional difícil, Emília resolveu se aprofundar no conhecimento desta arte, se inscreveu em um curso avançado de modelagem e começou a realmente trabalhar nessa área.

Foi aí que nasceu o ‘Biscuit da Emília’. Até começar a participar de feiras livres foi um passo. Com o apoio da família, o negócio foi crescendo e ela começou a vender as peças para festas em todo o Brasil e até mesmo para clientes nos Estados Unidos.

Quando se mudou para a região de Mambucaba, Emília sentiu necessidade de criar um novo negócio. Como o universo das festas já fazia parte da sua vida, viu nos balões personalizados uma grande oportunidade, já que estão presentes em diversas festas e comemorações. Assim, em dezembro de 2020 surgiu oficialmente a Mambu Balloon, loja on-line dedicada a balões personalizados.

— Sigo agora me dividindo entre as duas atividades, muito feliz e realizada. Nunca imaginei que aos 30 anos teria uma casa cheia de tinta, massinha de modelar, bexigas e desenhos infantis. Mas hoje sei que um dia sem arte é um dia perdido — relata a artista.

TM — 2020 foi um ano difícil para muitas pessoas, principalmente para quem trabalha com arte. Como foi o impacto de tudo isso que aconteceu no seu trabalho?
Emília — Nos primeiros meses da pandemia a demanda de trabalho reduziu muito no ‘Biscuit da Emília’. Como a maioria das minhas peças é vendida para decoradores, e as pessoas deixaram de fazer festas grandes, a procura diminuiu consideravelmente. Entretanto, em pouco tempo, o mercado de festas se reinventou. Foram criadas as festas ‘pocket’, ‘na caixa’ e ‘pegue e monte’, alternativas para que os próprios clientes montassem, em suas casas, a decoração das festas de seus filhos, então logo a demanda se estabilizou. Foi neste momento de pandemia que me veio a ideia de criar o ‘Mambu Ballon’, como uma alternativa de decoração simples, mas impactante. Muitos clientes me mandam fotos de suas festas e, na maioria delas, usam apenas o balão e um topo de bolo de papelaria como decoração, e isso já fica incrível.

TM — Quem te inspirou, ou ainda te inspira, na construção das suas artes, tanto a de biscuit quanto a de balões?
Emília — Primeiramente, preciso dizer que venho de uma família de muitos artistas. Há quem faça pintura em tela, costura criativa, crochê, marcenaria… Desta forma, são eles as minhas principais inspirações. Com relação aos artesãos da minha área, há cerca de 4 anos conheci o Jefferson Passos, artista plástico de Uberlândia(MG). Foi com ele que fiz os meus primeiros workshops de biscuit e sigo fazendo mentoria até hoje. Me inspiro muito também no trabalho de Alessandra Caldeira, artesã de Governador Valadares (MG), que é a maior artista do Brasil nesta área. Nos balões também é extensa a lista de artistas que desenvolvem trabalhos incríveis. Gosto muito de acompanhar as tendências de países como os Estados Unidos e a Argentina, por meio do Youtube e do Instagram.

A universidade Cruzeiro do Sul EAD é parceira do Tribuna Mambucaba

TM — Quais são seus planos para este ano de 2021? Ampliar os negócios ou, quem sabe, uma nova forma de arte?
Emília — Para 2021 pretendo aprimorar o Mambu Ballon, que tem apenas dois meses de existência. Com certeza, há muito que estudar na área e novos produtos a desenvolver, para apresentar ao público da região.
No biscuit sigo estudando, buscando aprimorar técnicas, criar novos personagens, cada vez mais realistas e interessantes para os meus clientes. Sobre criar uma nova forma de arte… é difícil dizer! Isso vem até mim de uma forma muito intuitiva, então… pode ser!

Para conhecer o artesanato de Emília e mergulhar no mundo das festas, veja suas redes sociais em @biscuitdaemilia e no @mambuballoon. Se preferir entre em contato pelo telefone e Whatsapp em (24) 99968-7546.

  • Se você mora na região de Mambucaba e tem atividade artística, entre em contato conosco no e-mail tribunamambucaba@gmail.com e vamos contar sua história na coluna ‘Arte Local’.

Reportagem: Suely Rodrigues | Fotos: Arquivo Pessoal

Publicado também na edição impressa do Tribuna Mambucaba (nº 014)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/ibama-realiza-audiencia-virtual-para-debater-novo-deposito-de-rejeitos-radioativos/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome