Ao menos 20 cruzeiros terão paradas no Centro de Angra | Foto: Reprodução

A temporada de paradas de navios transatlânticos começa este mês em Angra dos Reis, com a expectativa de movimentar até 190 mil turistas em desembarques no continente e na Ilha Grande até 8 de abril de 2024. O pontapé inicial será dado nesta sexta-feira, 10, com a chegada do navio MSC Preziosa, com 3.504 visitantes, ao cais Santa Luzia, no Centro, a partir das 9h.

A temporada 2023/24 prevê a chegada de um total de 58 navios à região, dos quais 20 atracarão no Centro e 38 na Vila do Abraão, na Ilha. A Fundação de Turismo TurisAngra afirma ter realizado reformas estruturais no cais do Abraão e manutenção no cais Santa Luzia, no Centro.

O presidente da Fundação, Marc Olichon, destacou que há grande expectativa para a temporada de navios, ressaltando que a cidade continua sendo um dos destinos mais procurados por viajantes de cruzeiros que buscam uma combinação única de relaxamento e aventura.

Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicam que o impacto econômico direto, indireto e induzido por passageiro no local de desembarque é de R$ 639. A TurisAngra estima que a temporada de navios poderá injetar até R$ 130 milhões na economia local.

Além dos benefícios econômicos diretos, a temporada de cruzeiros também gera impactos positivos indiretos na comunidade local, beneficiando lojas, restaurantes, guias turísticos e outros negócios, impulsionando a economia de toda a região.

— Além dos ganhos econômicos diretos, a temporada de cruzeiros também traz benefícios indiretos para a comunidade local. Lojas, restaurantes, guias turísticos e outros negócios se beneficiam com o aumento do fluxo de turistas, o que impulsiona a economia de toda a região — explica Marc.

Durante audiência da comissão de Turismo da Câmara de Angra esta semana, Olichon afirmou que em março do ano que vem haverá um teste de parada no próprio terminal portuário do Centro, de forma experimental, podendo abrir uma nova operação de turismo de cruzeiro na região.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.