Com o voto de 49 de seus membros, a Irmandade da Santa Misericórdia de Angra dos Reis elegeu, no último domingo, 4, o seu novo Conselho Deliberativo que, ato contínuo, procedeu à escolha dos integrantes da Diretoria. A Irmandade é responsável pela gestão da Santa Casa de Misericórdia de Angra, principal Hospital público da Costa Verde, que recebe pacientes de várias cidades da região, sem as devidas contrapartidas financeiras.

O atual provedor, Samuel Almeida, foi reconduzido ao cargo. A diretoria do Hospital terá ainda o vice-provedor Wander Maia, o tesoureiro Cledson do Nascimento e a secretária Catarina Massad. Foi eleito também neste domingo, o novo Conselho Fiscal, responsável por analisar as contas da Irmandade e do Hospital.

A Santa Casa de Angra tem sido alvo de muitos debates nos últimos meses e, de fato, enfrenta uma situação financeira delicada. Como define bem o provedor, no Hospital, quanto mais clientes, maior o prejuízo. O Sistema Único de Saúde (SUS) remunera mal à maioria dos procedimentos médicos, o custo do Hospital é elevado e as receitas, insuficientes. Um dos problemas está no fato de que apenas a Prefeitura de Angra ‘comparece’ com ajuda à unidade, com seus R$ 6 milhões anuais, ainda insuficientes para o custo gerado pela população angrense. Prefeituras como as de Rio Claro, Mangaratiba e Paraty, apesar de mandarem pacientes para Angra com frequência, não enviam um tostão sequer para o custeio dos procedimentos.

A atual diretoria da Santa Casa trava batalha hercúlea contra as dívidas e tem garantido o atendimento sem distinção. Está em curso um plano de revisão de procedimentos médicos e de credenciamento de leitos no SUS, de forma a reduzir despesas e aumentar receitas. As primeiras ações têm dado resultado.

Melhor ainda é que na última sexta-feira, 2, a Irmandade conseguiu fechar um convênio com a Eletrobras Eletronuclear, no valor de R$ 3,2 milhões destinados exclusivamente a investimentos. Entre outros serão compradas duas novas máquinas para raio-x, modernas, o que aumentará a eficiência do Hospital nesta área. Mais detalhes dos investimentos previstos para a Santa Casa nos próximos meses estarão na próxima edição impressa do Tribuna Livre, na semana que vem.

Siga o Tribuna Livre no twitter. www.twitter.com/tribunalivre

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome