Campanha se concentra em grupos prioritários | Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, Angra dos Reis e Paraty realizarão no sábado, 13, o Dia D de vacinação contra a gripe Influenza. A ação é promovida pelas prefeituras locais, por meio das secretarias de Saúde, e visa imunizar os grupos prioritários, incluindo idosos com mais de 60 anos. Em Angra, a vacinação ocorrerá das 8h às 17h em 34 unidades de saúde do município. Em Paraty estão mobilizadas todas as unidades públicas de atendimento, além de ação volante na praça do Chafariz, na entrada do Centro Histórico.

Em Angra, a secretaria de Saúde pretende vacinar até 71,5 mil pessoas. Neste momento estão sendo imunizadas apenas as pessoas dos grupos prioritários, mas a campanha será ampliada assim que novas doses forem disponibilizadas. A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para que seja efetiva na proteção contra os três tipos de vírus da gripe.

— Além de prevenir sintomas graves e até mesmo mortes, a vacinação em massa também ajuda a evitar a propagação do vírus, protegendo assim toda a comunidade — ressalta a secretária de Atenção Primária, Mariana Barbosa. 

Além dos idosos, fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com comorbidades, professores, trabalhadores das forças armadas, pessoas em situação de rua, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, e trabalhadores portuários.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade e o número do cartão do SUS. Profissionais que pertencem às categorias prioritárias devem comprovar a prestação de serviço conforme indicado. Já os portadores de comorbidades devem apresentar um documento que comprove sua condição.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.