Contratação de mulheres é um dos destaques do desempenho do Rio | Foto: Reprodução

A economia fluminense gerou nos primeiros seis meses deste ano, exatos 74.387 novos postos de trabalho com carteira assinada. O resultado manteve uma tendência de alta, indicada nos últimos cinco meses, e manteve o Rio de Janeiro entre os três estados que mais têm gerado empregos formais em 2023. Somente em junho, foram 13.490 novos vínculos empregatícios, o correspondente a um aumento de 11,3% se comparado ao mês de maio (12.120). Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na quinta-feira, 27, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e foram recebidos com comemoração pelo governo do Estado.

— Esses números representam o momento econômico vivido atualmente pelo Estado do Rio, com o ambiente de negócios fortalecido e a economia em franco crescimento. Também confirmam as políticas públicas e os programas sociais planejados e implementados para que o trabalhador fluminense tenha emprego e renda — afirma o governador Cláudio Castro.

A análise do Caged, realizada pelo Observatório do Trabalho da secretaria de Estado de Trabalho e Renda, apontou que a maioria das oito regiões do Rio teve saldos positivos no mês de junho, com destaque para a Metropolitana, o Norte Fluminense e as Baixadas Litorâneas. Os municípios que mais se destacaram na criação de vagas de trabalho foram o Rio de Janeiro, com 6.012; Campos dos Goytacazes, com 911; e Niterói, que registrou 651 novos empregos.

No primeiro semestre do ano, o município do Rio de Janeiro também teve melhor saldo, com 25.960 novos postos de trabalho, seguido por Magé (7.575), Macaé (4.860), Campos dos Goytacazes (4.166) e São João de Meriti, que gerou 2.869 oportunidades.

Ainda de acordo com o Observatório, todos os setores de atividade econômica apresentaram saldo positivo de vagas em junho, com destaque para os de Serviços (66,9%), Comércio (12,7 %), Construção (12,4%), Indústria (5,4%) e agropecuária (2,5%).

Outro indicador positivo constatado pelo Caged foi o aumento no número de mulheres contratadas para as vagas formais (16,3%) em relação ao mês anterior. No indicador por faixa etária e escolaridade, os jovens de 18 a 24 anos e os com Ensino Médio completo são os preferidos para a contratação fluminense com 63,2% e 83%, respectivamente.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome