Datada do século XVIII, obra recebeu último restauro em 1989 | Foto: Divulgação/PMAR

A imagem secular de São Benedito, usada tradicionalmente desde o século XVIII nas celebrações e procissões da festa em homenagem ao santo, será restaurada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

São Benedito é padroeiro da irmandade que leva seu nome e venerado como segundo padroeiro de Angra dos Reis. A ordem de serviço relacionada à restauração será assinada pelo prefeito Fernando Jordão e pelo secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, na segunda-feira, 1º de abril, após a missa solene em honra ao santo, na igreja Matriz.

O prazo para entrega da imagem totalmente restaurada é de três meses. Todo o trabalho de restauro será realizado em diálogo constante com representantes e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, sendo registrado com fotos e vídeos em todas as fases para envio de relatório final à Prefeitura de Angra e ao Iphan.

O secretário municipal de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis, Andrei Lara, ressalta a importância desse restauro para a preservação da memória religiosa da cidade.

– A Festa de São Benedito de Angra dos Reis é patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Nada mais justo que restaurar essa belíssima imagem que há mais 300 anos é venerada em nossa cidade com muito amor e fé pelos seus devotos. Todo o trabalho será acompanhado pelo Iphan para garantir as características originais da peça. É o presente do governo, da nossa gestão, para a irmandade e para os fiéis – conclui o secretário.

O restauro era uma reivindicação recorrente da Irmandade de São Benedito, a mais antiga o Brasil, visto que o último restauro foi realizado em 1989 e a imagem, em madeira dourada e policromada, encontra-se com camadas de poeira agregadas em toda obra, espessa camada de verniz inadequado, áreas com desprendimento e perdas na policromia e regiões com fissuras na policromia, entre outras questões. Segundo avaliação técnica, nos últimos anos a imagem recebeu muitas intervenções sem conhecimento técnico, o que deteriorou a peça.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho