Projeto tem articulação de educação ambiental em Rio Claro | Foto: Divulgação

A iniciativa PAF (Re)floresta, Água e Carbono, realizada pela Agevap (Associação de Gestão de Bacias do Vale do Paraíba) e financiada pelo Comitê Guandu e o Programa Petrobras Socioambiental completou um ano de atuação no território de Rio Claro, com o compromisso minimizar o impacto ambiental e mitigar mudanças climáticas. O projeto compreende ações de reflorestamento, educação ambiental, pesquisa cientifica e articulação territorial socioambiental e promove não apenas ações de plantio de árvores, mas também o fortalecimento das comunidades locais por meio de capacitações.

— Para reflorestar com sucesso, precisamos trabalhar de mãos dadas com as pessoas, compartilhando conhecimento e promovendo boas práticas agrícolas. No (Re)floresta, a restauração florestal não é apenas um ato, mas uma jornada que abraça as dimensões sociais, ambientais e científicas — explica Maria Affonso Penna, que atua na restauração florestal.

Em um ano, o projeto já alcançou 35% das ações previstas de restauração, chegando a 15,73 hectares dos 45 provenientes das propriedades rurais do município participantes do projeto. Foram replantados ou revitalizados, 2,84 hectares no Sítio Lago Azul; 0,4 hectares no Loteamento Fazenda Grama; 0,37 hectares no Sítio Inhoramas; e 10,74 hectares na Fazenda Sertão do Procópio. Foram plantadas 5.644 mudas, com um plano de atingir 31.873 mudas no total. Além do plantio direto, são realizadas técnicas de semeadura de jussara, cercamento de áreas para regeneração e enriquecimento.

Os serviços de restauração florestal estão sendo realizados pela Ecovale Consultoria, financiada com recursos da cobrança pelo uso da água graças ao Comitê Guandu, que é o ente do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos responsável por deliberar sobre o destino dos recursos.

O (Re)floresta também tem articulação territorial com o quilombo do Alto da Serra do Mar, com uma série de palestras para estreitar laços com a comunidade; e um compromisso com a educação ambiental, impactando 262 pessoas em duas escolas municipais por meio de atividades com a comunidade escolar e o público geral. O projeto também doou 100 mudas para conscientização, conhecimento e sensibilização sobre a nossa relação com o ambiente, em parceria com a rede municipal de educação de Rio Claro.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.