Parte das aulas acontece na Casa Amarela | Foto: Divulgação/Neces

O Núcleo Educacional, Cultural e Esportivo (Neces), da Loja Maçônica Sesquicentenário, em Angra, dando continuidade ao fomento da cultura na sociedade angrense, realiza mais uma edição do seu Projeto Futuro. A ação é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem o apoio das lojas maçônicas Almirante Tamandaré e União e Vitória, ambas em Angra.

Neste momento o Projeto Futuro oferecerá aulas gratuitas de artesanato e musicalização na sede da Loja, no Parque das Palmeiras. O projeto tem apoio privado, além dos recursos da lei pública de incentivo.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Neces e o público-alvo são crianças, adolescentes e adultos, de ambos os sexos. Quem tem interesse em participar deve ficar atento pois restam poucas vagas para as oficinas.

Serão quatro turmas de artesanato, com a primeira turma sendo feita na chamada ‘Casa Amarela’, no Camorim Pequeno, sob a coordenação de Gustavo Valente, talentoso artista angrense. Os alunos devem ser maiores de 16 anos. O matriculado desenvolverá diversas habilidades artísticas, além de atuar na preservação da cultura local, com um artesanato tão peculiar como o de Angra, utilizando-se de papel machê para confecção de suas obras.

Já no Palácio Maçônico, na rua Délio Gomes Ferreira, 357, no Parque das Palmeiras, serão ofertadas as aulas de musicalização com o maestro Moacir Saraiva.

Os alunos devem ter mais de 10 anos e terão contato com instrumentos de percussão, aulas de canto e orientações de consciência ambiental, com a transformação de objetos que iriam parar no ambiente e se transformam em tambores, flautas, reco-reco, entre outros.

Para o fotógrafo Miguel Alves, um dos coordenadores do Neces, por mais um ano a Loja Maçônica busca contribuir com a sociedade angrense por meio do projeto social.

— No ano passado, quando formatamos o Neces e concebemos o Projeto Futuro, foi uma forma de mostrarmos à sociedade de Angra que estamos aqui. Agora em 2024 voltamos a reafirmar o nosso compromisso com o futuro. Um futuro que pode ser mais leve, quando a gente insere a cultura na vida do cidadão — comenta Miguel.

Ainda este ano serão abertas as inscrições para o curso de gastronomia, em parceria com o Instituto Gourmet.

— Serão duas turmas de gastronomia em parceria com o Instituto e o curso focado na culinária do nosso município. É importante salientar que as inscrições ainda não estão abertas para este curso, mas pessoas podem seguir as nossas atividades em nosso Instagram (@necesangra), que é uma forma de comunicação do projeto com a sociedade — orienta Miguel.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Projeto Futuro podem ser obtidas pelo e-mail contato@neces.com.br.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.