Artistas e produtores foram ao local do anúncio dos projetos | Foto: Divulgação/PMAR

A prefeitura de Angra decidiu premiar todos os artistas e produtores que se inscreveram no edital de cultura voltado para o bairro. O anúncio dos vencedores foi no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres na quinta-feira, 29. Serão dados R$ 5 mil para cada projeto selecionado.

Inicialmente a prefeitura atenderia a 30 artistas severamente atingidos pelas chuvas de dezembro do ano passado, no entanto a secretaria de Cultura conseguiu ampliar o número, fazendo com que todos os inscritos considerados habilitados – 37 no total – fossem contemplados.

— Para mim foi uma surpresa, já que nunca havia tido contato com a prefeitura. Faço meu som, de voz e violão, em toda a região, mas perdi tudo na enchente, incluindo equipamentos como caixas amplificadas, mesa de som etc. Daí, pintou essa oportunidade de recomeçar com a ajuda do governo. Fiz a inscrição e estou aqui hoje, sendo contemplado, e agradeço muito por isso — disse o músico Silmar Pereira Barbosa, 52, um dos aprovados no edital, em testemunho à equipe de comunicação da prefeitura.

O edital visava exatamente atender aos artistas da localidade que perderam documentos, instrumentos musicais e material de trabalho na inundação. Cada artista com projeto aprovado será supervisionado pela secretaria de Cultura. O investimento total será de R$ 190 mil.

— A região do Bracuí tem uma representatividade muito grande na cultura angrense. Temos fazedores de cultura das mais diversas setoriais na localidade, assim como a presença de indígenas e quilombolas na mesma região. Não gostaríamos de estar fazendo esse edital, já que ele nasceu por conta das fortes chuvas que atingiram a comunidade de forma severa, mas ele se fez necessário — explicou o secretário de Cultura, Andrei Lara.

As atividades culturais contempladas pelo edital serão realizadas no decorrer de 2024, a partir da demanda de atividades apoiadas pela secretaria de Cultura na região. Com um lugar de destaque no evento, o cacique Algemiro da Silva, da aldeia guarani Sapukai, representando outros indígenas aprovados no edital, mostrou que a importância da ação foi ainda maior do que inicialmente imaginada.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.