Estudantes do Rio atuam como deputados estaduais por uma semana | Foto: Divulgação/Alerj

Sob a coordenação do deputado estadual Danniel Librelon (REP), começou na última segunda-feira, 27, a 14ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A chamada ‘Semana Parlamentar’ reunirá ao menos 98 alunos da rede pública estadual de ensino que vão vivenciar o dia-a-dia dos deputados estaduais, além de discutir assuntos de interesse da população fluminense.

Entre os eleitos, há jovens de várias cidades. Representando o município de Saquarema, por exemplo, está a estudante Pérola Figueira do Nascimento, 16, animada com a sua participação.

— Poder ter o privilégio de entender um pouco mais sobre o sistema político de perto, sem dúvidas é uma experiência magnífica. Acredito que logo após a semana parlamentar a vontade de estudar política só aumentará, vou poder usufruir de todos os conhecimentos que eu irei adquirir na Alerj e o melhor de tudo, compartilhá-los — diz ela.

Os alunos participantes da 14ª edição do Parlamento Juvenil deram continuidade aos trabalhos como deputados estaduais na segunda sessão legislativa nesta terça-feira, 28, no auditório da Escola do Legislativo (Elerj). Durante a reunião, os parlamentares fizeram o uso da tribuna para defender seus projetos de lei – foram apresentadas, ao todo, 68 medidas. Este ano, foi implementada a coautoria nas ideias legislativas entre os jovens deputados, e a mudança, segundo o gestor do programa, Alessandro Santos, teve o objetivo de unir sugestões para o desenvolvimento das propostas.

Representante do município de Conceição de Macabu, Kerollayne Ribeiro propôs a obrigatoriedade de caixas registradoras adaptadas para pessoas obesas e cadeirantes em supermercados, com o objetivo de evitar constrangimento e garantir sua autonomia. “O meu projeto surgiu depois de um episódio que presenciei em minha cidade. Através dele, é possível assegurar a inclusão dos cidadãos que por muitas vezes deixam de praticar atividades básicas de suas rotinas, como ir ao mercado, por falta de acessibilidade”, afirmou a jovem.

Além da experiência como deputados estaduais, os parlamentares juvenis também têm a oportunidade de conhecer pontos turísticos da capital fluminense durante a semana parlamentar. Nesta terça, os estudantes foram divididos em três grupos e cada um deles fez um passeio pela cidade do Rio. Eles visitaram, separadamente, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Maracanã.

História — Criado em 1998, instalado em 2003 e revisado em 2015, o Parlamento Juvenil tem por objetivo possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo. Antes de chegarem à Alerj eles passam pelo período de eleições e só então tomam posse como Parlamentares.

O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário.

Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem projetos de lei de sua própria autoria que podem ser aprovados pelos deputados estaduais e se aprovados e sancionados podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.