Reunião com charreteiros definiu cronograma da troca | Foto: Reprodução

A prefeitura de Paraty promete acabar com o uso de animais nas tradicionais charretes turísticas que atuam no Centro Histórico. Na sexta-feira, 24, o prefeito paratiense, Luciano Vidal (MDB), deu mais um passo para atender aos defensores dos animais e fez o anúncio da mudança.

Vidal apresentou o projeto de substituição das charretes tradicionais por veículos elétricos durante encontro com os operadores turísticos, representantes do governo do Estado e defensores dos animais. A prefeitura está atendendo a apelos dos defensores da causa animal e realizando a mudança com apoio do Governo do Estado e da Associação dos Charreteiros. A defensora dos animais Luiza Mell, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e os deputados federal Marcelo Queiroz e estadual Júlio Rocha estiveram no evento de anúncio.

— Tudo isso será feito em parceria com os charreteiros que já atuam no Centro Histórico, garantindo o emprego e renda. As charretes por tração animal serão encerradas em nossa cidade e estamos fazendo história. Paraty será a pioneira nesse projeto que em breve se estenderá por todo o Brasil. E tem mais, o deputado Marcelo trará o Castramóvel para a cidade, possibilitando a castração de mais de 1.500 animais — afirmou o prefeito Vidal.

Passeio em charretes é atrativo turístico em Paraty | Foto: Reprodução

O presidente da Associação de Carruagens de Paraty, Lourival Silva, disse que os trabalhadores do setor estão apoiando a iniciativa e vão acompanhar as orientações do governo municipal.

— Nunca fomos contra o bem-estar do animal e o nosso bem-estar; temos família, filhos e contas a pagar. Se quiser parar o animal, dá um trabalho para nós, a gente não quer brigar — disse Lourival.

A secretária municipal de Saúde, Carla Vidal, que também é defensora da pauta animal, comemorou o anúncio do projeto e participou das negociações com as autoridades estaduais a favor da iniciativa.

— É com alegria que presencio essa evolução para nossa cidade. Recebemos ativistas incríveis como a Luiza Mel e a associação de charreteiros e todos, incluindo os charreteiros, aceitaram a oferta, movidos pelo amor comum aos animais — disse Carla.

Luiza Mell, que é ativista da causa animal, comemorou a iniciativa da prefeitura de Paraty e afirmou que a mudança deve ser parte de uma transformação de toda a sociedade.

(*) Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.