O novo prédio do Cefec fica na entrada da cidade | Foto: Divulgação/PMP

A entrega do prédio da primeira escola técnica municipal da Costa Verde, em Paraty, ocorreu no dia do aniversário da cidade, nesta quarta-feira, 28. O prefeito paratiense, Luciano Vidal (MDB), e autoridades municipais e federais receberam o público já nas instalações do espaço, que será co-gerido pelo Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro (IFRJ). O reitor da instituição, Rafael Almada, foi um dos convidados de honra do evento de entrega.

— Quando a gente sonha junto, a gente consegue. Essa obra aqui enfrentou várias dificuldades e até pessoas que eram contrárias à construção. Gente da oposição que não quer o desenvolvimento da cidade. Felizmente vencemos e estamos aqui hoje — desabafou o prefeito Vidal.

O novo prédio, na entrada da cidade, poderá atender a até 2 mil estudantes por ano, com cursos de formação profissional. A quantidade e as modalidades a serem oferecidas serão debatidas entre a prefeitura e o Instituto Federal. Esta é a primeira parceria deste tipo na Costa Verde e o início das aulas deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

— Vamos definir os cursos em parceria com a população, principalmente os jovens. Temos a vocação para a gastronomia, o turismo, as inovações tecnológicas e outras parcerias possíveis. É um novo tempo para nossa cidade — acredita o prefeito Vidal.

Parceria entre a prefeitura e o IFRJ é a primeira da Costa Verde | Foto: Divulgação/PMP

A atual coordenadora da Juventude de Paraty, Natália Braga, resumiu a entrega do prédio do Cefec como a realização de um ‘sonho coletivo’ e da ânsia de mudar a realidade da cidade, especialmente para os jovens que, a partir da entrada em funcionamento da escola técnica, terão mais chances de um futuro melhor.

— Eu cresci ouvindo que o jovem de Paraty não tinha oportunidade, ou que tinha que ir embora da cidade para se tornar profissional em alguma coisa. Com o Cefec a gente começa a mudar esta realidade e sim, os jovens de Paraty passam a ter vez. É um momento muito emocionante — disse Natália.

A construção do Cefec foi anunciada pela primeira vez em 2018, ainda na gestão do ex-prefeito Casé Miranda (2013-19) e foi fruto de reivindicações e articulações da juventude e do governo do atual prefeito Luciano Vidal, especialmente junto ao governo federal. Vidal se queixou da Eletronuclear, a quem acusou de atrasar o repasse de recursos que serão investidos na compra de mobiliário e equipamentos para a nova escola.

— Estava tudo pronto para o pagamento, mas trocou a diretoria da empresa e voltou tudo para trás. Não importa. Nós vamos comprar o mobiliário com recursos próprios, da prefeitura, e acionar a Eletronuclear na Justiça — afirmou o prefeito.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.