Igreja do Penha, na estrada do Ouro, em Paraty | Foto: Paraty Tours

Até o próximo verão, a cidade de Paraty contará com mais um atrativo turístico histórico, com menção à história do ciclo do ouro e do caminho da Estrada Real entre Minas e o Rio de Janeiro. Na semana passada, o prefeito paratiense, Luciano Vidal (MDB), e o secretário municipal de Turismo, Marcos Paulino, lançaram as obras do futuro Museu do Caminho do Ouro, na estrada Paraty-Cunha, especificamente no bairro Penha.

O evento contou com a presença de autoridades locaise do secretário-geral do Paraty Convention & Visitors Bureau, Jorge Gomes, além de representantes da Associação de Guias de Turismo de Paraty e empreendedores do setor turístico. A estrada Paraty-Cunha abriga parte dos atrativos naturais da cidade e local de visitação de grupos organizados em passeios diários que saem da região central. Vidal compartilhou a visão de transformar o espaço em um centro de referência turística.

— Será um ponto de informações turísticas, especialmente para aqueles que visitam as cachoeiras do Tarzan e do Tobogã. Isso faz parte do resgate de nossa história. É uma conquista importante para a comunidade do Penha e para nossa cidade — afirmou.

Luciano Vidal explicou que as obras são fruto de uma parceria público-privada com o trade turístico. O Conselho Municipal de Turismo aprovou um investimento de R$ 629 mil no novo equipamento turístico, que tem previsão de conclusão em seis meses. Além disso, para enriquecer o acervo do futuro Museu, o Conselho de Turismo solicitou peças históricas a museus do Rio de Janeiro, que serão expostas tanto aos turistas quanto à comunidade local.

— Não temos mais baixa temporada. A cidade está movimentada de segunda a segunda — comemorou o secretário de Turismo, Paulino.

O Caminho do Ouro remete ao século XVII, época da exploração de minerais em Minas Gerais. O itinerário do caminho estendia-se desde Paraty a Ouro Preto (MG), atravessando o estado de São Paulo. O início da Estrada Real em Paraty está no bairro Penha, onde o museu será construído.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.