Blocos são atração do Carnaval em Paraty | Foto: Reprodução

A prefeitura de Paraty e os organizadores de blocos de Carnaval na cidade fizeram acordo na semana passada para permitir a volta dos grandes grupos de foliões para desfiles no Centro Histórico. Nos últimos dois anos, o governo municipal havia imposto restrições à folia entre os prédios tombados a pedido dos moradores. Em 2024, um formato híbrido será tentado.

De acordo com o prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), teria ficado acertado com os representantes dos blocos, o Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), comerciantes e vereadores que é possível conciliar um formato híbrido, com cortejo dos blocos iniciando ou terminando na avenida Roberto Silveira e com parte do trajeto dentro das ruas do Centro Histórico.

Prefeitura ouviu organizadores dos blocos | Foto: Reprodução

Em postagem nas redes sociais, o prefeito afirmou que desta forma ‘será possível preservar a acessibilidade e a presença de mais famílias paratienses acompanhando o desfile’, algo que, segundo Vidal, teria sido melhor alcançado com o desfile exclusivamente na avenida Roberto Silveira (fora do Centro Histórico).

A prefeitura ainda deverá organizar uma consulta pública no site da prefeitura, para ouvir a população sobre o formato ideal dos desfiles dos blocos de Carnaval. para democratizar a festa e reduzir o número de foliões no Centro, a prefeitura colocará atrações em outros pontos da cidade durante a folia.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.