Convento São Bernardino de Sena, em Angra | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

Angra dos Reis teve cinco projetos classificados pelo governo federal para serem realizados por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, iniciativa do governo Lula que investirá R$ 23 bilhões em todo o país nos próximos cinco anos.

No anúncio de hoje, 7, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou o resultado de 16 das 27 modalidades do PAC Seleções, voltado para atender projetos prioritários apresentados por estados e municípios. Foram contemplados programas nos eixos de saúde, educação e infraestrutura social e inclusiva.

Os projetos classificados para receber dinheiro do governo Lula em Angra são a construção de uma nova unidade de saúde do tipo policlínica; a construção de outra unidade básica de saúde do programa Saúde da Família (UBS) de porte I; o projeto de restauração do convento São Bernardino de Sena, no Centro; a implantação de um CEU da Cultura e a aquisição de ônibus escolar. O detalhamento e a localização dos projetos foram indicados pelas prefeituras.

Os CEUs da Cultura são centros culturais de 300 a 500m², com um modelo de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural e bioclimática do país. Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com suas necessidades e potencialidades, por meio da escuta ativa.

Em Paraty, três projetos foram selecionados, sendo um a construção de uma escola para funcionar em tempo integral; aquisição de ônibus escolar e uma unidade básica de saúde do programa Saúde da Família (UBS) de porte I.

As modalidades de projetos anunciadas hoje em Brasília serão executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e do Esporte. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta primeira etapa apenas as modalidades sob responsabilidade do Ministério das Cidades ficaram para o ato seguinte, em razão da complexidade dos projetos, que são aqueles como macrodrenagem, proteção de encostas e mobilidade urbana.

A lista completa de projetos pode ser acessada aqui.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.

Leia mais: