Angra dos Reis teve cinco projetos classificados pelo governo federal para serem realizados por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, iniciativa do governo Lula que investirá R$ 23 bilhões em todo o país nos próximos cinco anos.
No anúncio de hoje, 7, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou o resultado de 16 das 27 modalidades do PAC Seleções, voltado para atender projetos prioritários apresentados por estados e municípios. Foram contemplados programas nos eixos de saúde, educação e infraestrutura social e inclusiva.
Os projetos classificados para receber dinheiro do governo Lula em Angra são a construção de uma nova unidade de saúde do tipo policlínica; a construção de outra unidade básica de saúde do programa Saúde da Família (UBS) de porte I; o projeto de restauração do convento São Bernardino de Sena, no Centro; a implantação de um CEU da Cultura e a aquisição de ônibus escolar. O detalhamento e a localização dos projetos foram indicados pelas prefeituras.
Os CEUs da Cultura são centros culturais de 300 a 500m², com um modelo de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural e bioclimática do país. Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com suas necessidades e potencialidades, por meio da escuta ativa.
Em Paraty, três projetos foram selecionados, sendo um a construção de uma escola para funcionar em tempo integral; aquisição de ônibus escolar e uma unidade básica de saúde do programa Saúde da Família (UBS) de porte I.
As modalidades de projetos anunciadas hoje em Brasília serão executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e do Esporte. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta primeira etapa apenas as modalidades sob responsabilidade do Ministério das Cidades ficaram para o ato seguinte, em razão da complexidade dos projetos, que são aqueles como macrodrenagem, proteção de encostas e mobilidade urbana.
A lista completa de projetos pode ser acessada aqui.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.
Leia mais: