No último final de semana, mais de 100 pessoas passaram por cirurgias de catarata no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), como agora é chamado o HGJ, em Angra dos Reis. Os procedimentos, viabilizados gratuitamente pelo governo municipal, foram efetuados no sábado, 5 – 75 cirurgias –, e no domingo, 6 – 35 cirurgias.

Antes de entrar para o centro cirúrgico, os pacientes foram recebidos no auditório do HMJ por uma equipe de profissionais que explicou a necessidade dos cuidados pós-cirúrgicos para o sucesso do procedimento. O prefeito Fernando Jordão esteve na unidade de saúde, na manhã de domingo, para conversar com os pacientes e acompanhar o andamento do mutirão.

– Eu fiz questão de vir aqui acompanhar esse trabalho importante de devolução de uma vida melhor para as pessoas, pois quem enxerga bem pode ler, se locomover. Aqui em Angra, nós tiramos a catarata e colocamos as lentes. Nosso objetivo é realizar mais cirurgias no ano que vem, zelando pela saúde dos moradores, principalmente dos que não têm plano de saúde – destaca o prefeito.

O mutirão de cirurgias de catarata começou em 2018, com a realização 465 procedimentos. Com as cirurgias desse final de semana, em 2019, já foram feitas 675 cirurgias – outras 165 estão previstas para os próximos meses, totalizando 840.

 

 

Fotos: reprodução / divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome