A Prefeitura de Angra receberá nesta quinta-feira, 28, uma equipe de técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para iniciar um trabalho de monitoração e planejamento visando a criação do sistema de alarme e controle pluviométrico nos morros do Centro da cidade.

O modelo em debate para Angra já foi aplicado com sucesso em cidades paulistas como Cubatão e Itanhaém. Em entrevista ao Tribuna Livre, o prefeito Tuca Jordão (PMDB) disse esperar que, em menos de três meses, o sistema já esteja sendo implantado, com pluviômetros eletrônicos, viaturas com link para satélites e alarmes para alerta à população. Para o prefeito este é o sistema mais avançado de prevenção e ajudará a evitar novas tragédias como a do Morro da Carioca.

Um segundo passo das mudanças que a Prefeitura pretende implantar, especialmente nos morros do Centro da cidade, trata-se do mapa geotécnico, que será feito com auxílio de especialistas da Geo-Rio e determinará que locais podem ou não ser ocupados. A partir daí, segundo o prefeito, diversas áreas do município poderão ser usadas para realocação de moradias que estiverem em áreas de risco.

Mais informações estarão na próxima edição impressa do Tribuna Livre, na semana que vem.

P.S.: Advertido pelo internauta Ferraz fiz o devido reparo. Ao invés de ‘Especiais’ como estava escrito, é Espaciais. Tenho tido problemas com a conexão da Internet e as atualizações, por isso, estão esparsas.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome