A Câmara Municipal de Angra dos Reis lançará esta semana uma verdadeira guerra contra a distribuidora de energia Ampla. Um grande movimento de coleta de assinaturas pedindo providências, será deslanchado com a participação dos 12 parlamentares da Casa. O objetivo da mobilização é chamar a atenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os problemas enfrentados pela população, sobretudo neste início de ano, marcado por chuvas fortes e quedas frequentes de energia.

Os vereadores também planejam uma ida a Brasília para levarem ao conhecimento da Agência reguladora, as queixas da população. Há cerca de duas semanas, moradores do Encruzo da Enseada fizeram uma grande manifestação, após um blackout que durou cerca de trinta horas.

O Poder Legislativo angrense e a Ampla ‘não se bicam’ há anos. Já houve vários entreveros entre os parlamentares e a concessionária, sempre causados por queixas da comunidade angrense. Há cerca de quatro anos, a Câmara liderou outro abaixo-assinado, com milhares de apoios, que resultou em algumas providências e investimentos. No ano passado, a Casa promoveu audiência pública sobre os serviços da empresa.

Na terça-feira, 19, a presidente da Câmara Municipal de Angra, Vilma dos Santos (PRB), reuniu-se com representantes da empresa Ampla para discutir os problemas no fornecimento de energia na cidade. Ela cobrou soluções para amenizar a falta de energia elétrica em alguns bairros.

Convidamos a diretoria da Ampla para esta reunião devido as manifestações que alguns moradores vêm fazendo, com razão, para reclamar da constante falta de luz. Disse a eles que o povo está cansado. Não aguenta mais pagar uma conta de luz cara e viver sem energia — disse Vilma.

Na ocasião, o diretor de Relações Institucionais da Ampla, André Moragas, explicou que a empresa pretende formar uma parceria com os poderes Executivo e Legislativo, já que em alguns lugares é necessário antes a ação da Prefeitura para retirar entulhos, árvores e barro.

Vilma lembrou que, embora os problemas com a Ampla ainda existam, as audiências públicas promovidas pelo Legislativo Angrense foram fundamentais para que o serviço prestado pela concessionária sofresse uma melhora.

As audiências públicas ajudaram. A situação melhorou em alguns bairros como Camorim Grande e Camorim Pequeno, mas a empresa leva muito dinheiro de Angra dos Reis e ainda presta um serviço insatisfatório. Sugeri que aumentem a capacidade do call center para que os consumidores possam ligar para informar sobre a falta de luz e conseguir informações sobre a sua localidade — afirmou a presidente da Câmara.

Em artigo para o Tribuna Livre, o vereador Aguilar Ribeiro (PCdoB) já havia demonstrado indignação com a empresa. Leia em http://www.tribunalivreangra.com.br/novotribuna/06/01/2010/lider-do-governo-na-camara-de-angra-protesta-contra-ampla-e-dnit/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome