Tradição folclórica foi resgatada em 2022 e vai animar os festejos do aniversário da cidade | Foto: Divulgação/PMAR

Atendendo à determinação do prefeito Fernando Jordão de preservar a rica memória cultural de Angra, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, deu início, no ano passado, ao resgate do grupo folclórico “As Pastorinhas”, cujas apresentações foram encerradas no início da década de 1990.

Em dezembro de 2022, o Secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, recebeu as ensaiadoras da dança, Mirian Galindo e Carolina Daher, integrantes do grupo desde as décadas de 70 e 90, respectivamente, marcando o início do resgate desse tradicional folclore. Os trabalhos contaram ainda com a colaboração de Alonso Oliveira, servidor da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

“Iniciamos este resgate em 2022 e conseguimos, em tempo recorde, retomar os ensaios, realizando seis apresentações após duas décadas. Para o próximo ano, a expectativa é levar ‘As Pastorinhas’ a outros bairros da cidade, reintegrando a dança folclórica ao calendário cultural. Como gestor, é emocionante resgatar nossos costumes, tão significativos para a população de Angra”, destacou Andrei Lara.

Os ensaios do grupo, composto por 15 personagens, já estão em andamento. A apresentação está programada para o aniversário da cidade, na sede da Prefeitura de Angra, em 5 de janeiro, às 23h, além do dia 6 de janeiro, com participação no Café da Manhã em frente à Prefeitura, às 8h, e na Missa Solene na Igreja Matriz às 10h do mesmo dia.

“A transformação da sociedade passa pela implementação de ações que promovam o acesso à memória afetiva e cultural de nosso povo. Estamos dedicados a intensificar ainda mais as celebrações do aniversário de nossa amada cidade”, concluiu o secretário de Cultura.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.