Entrega dos veículos foi feita em Volta Redonda pelo governador | Foto: Divulgação/GRJ

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o secretário de Estado de Saúde, Luizinho, entregaram no sábado, 6, em Volta Redonda, 14 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aos municípios de Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Pinheiral, Piraí, Barra Mansa, Porto Real e Quatis, todos no Médio Paraíba. De acordo com o governo do Estado, já foram destinadas 228 ambulâncias para 79 cidades do Rio no âmbito do programa ‘Samu 100%’. O evento foi no Hospital Regional Zilda Arns, onde também foi inaugurada a ressonância magnética da unidade. 

O ‘Samu 100% RJ’ vai disponibilizar 249 veículos a todos os 92 municípios fluminenses, além de repassar integralmente o valor de custeio do serviço, por um ano, às prefeituras que estão implantando o atendimento.

— O Estado do Rio é o primeiro do país a ter o Samu em todos os municípios, de Varre-Sai a Paraty. Essas UTIs móveis vão salvar milhares de vidas — previu o secretário de Estado de Saúde, Luizinho.

O investimento da secretaria de Estado de Saúde para renovar e ampliar a frota foi de R$ 87,4 milhões. O custeio do Samu é tripartite, mas desde o ano passado a SES-RJ dobrou o valor pago. Este ano, para possibilitar a implantação do Samu onde ainda não há o serviço, a SES-RJ vai pagar 100% do custeio por um ano, até que o município consiga a habilitação e financiamento do Ministério da Saúde.

A entrega das ambulâncias foi acompanhada pelos prefeitos dos municípios beneficiados, vereadores e autoridades. Também presente, o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (UB), agradeceu o empenho do governo estadual pelos municípios do interior. 

Ressonância — Durante a inauguração da ressonância magnética do Hospital Regional Zilda Arns, o governador destacou o papel fundamental que a unidade desempenha na região. O Zilda Arns é o maior hospital estadual do interior e atende uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas de 12 municípios. É referência no tratamento de pacientes nas áreas da Unidade de Terapia Intensiva adulta e pediátrica e não possui atendimento de emergência.

— Este hospital era um sonho que muitos não acreditavam e atualmente funciona plenamente. Abrimos o centro cirúrgico dessa unidade e estamos realizando os procedimentos mais complexos, como cirurgias de fraturas. Em breve, a unidade fará também próteses de joelho — destacou o secretário de Saúde. 

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome