Reunião aconteceu na Vila do Abraão e foi intermediada pela Prefeitura | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

Em uma reunião realizada na Casa de Cultura Constantino Cokotós, na Vila do Abraão, nesta quarta-feira (21), a Enel apresentou o seu plano de ação para a Ilha Grande em 2024, em resposta às preocupações dos moradores sobre as frequentes interrupções de energia, especialmente durante o período do carnaval. A mediação foi conduzida pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria Executiva da Ilha Grande, com o objetivo de buscar soluções para esses problemas.

– Nós, como prefeitura, estamos aqui fazendo o papel de interlocução, construindo uma proposta para a solução deste problema. A prefeitura trabalha junto com a comunidade, defendendo seus interesses – destacou o secretário-executivo da Ilha Grande, Carlos Kazuo.

Durante a reunião, dois representantes da Enel pediram desculpas à população pelos transtornos causados e explicaram que a empresa já estava trabalhando para resolver os pontos mais críticos, mas não conseguiu concluir os serviços antes do carnaval. Eles destacaram que, após o período festivo, uma força-tarefa foi montada na região do Saco do Céu, com mais de 100 funcionários, resultando na implementação de 800 metros de uma nova rede, com a instalação de 26 postes. Essa nova rede, que atende ao Abraão, entrou em operação na terça-feira (20), graças ao apoio da Prefeitura de Angra e do Governo do Estado.

O plano de ação apresentado pela empresa inclui diversas medidas, como a realização de duas mil podas, 450 manutenções preventivas, a instalação de 11 equipamentos de telecontrole e a ampliação de geradores no Abraão e Provetá, além da criação de uma base avançada da Enel. Também foi proposta a instalação de novos geradores na Vila do Abraão, porém, essa proposta não foi bem recebida pelos moradores, que solicitaram uma nova apresentação do projeto dentro de 15 dias, visando contemplar integralmente a localidade.

Durante o encontro, os moradores expressaram seu descontentamento com a empresa e solicitaram planos de ação para outras localidades da Ilha Grande. Eles também pediram que as intervenções em outras praias aconteçam simultaneamente às realizadas na Vila do Abraão, considerando que esta última concentra o maior núcleo populacional da ilha.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.