Leonam e o prefeito de Angra, Fernando Jordão | Foto: Arquivo/2019

A Eletronuclear, estatal do grupo Eletrobras que administra as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, investirá R$ 6 milhões em obras de recuperação de unidades de saúde públicas de Angra dos Reis, localizadas no entorno da central nuclear. O convênio entre a empresa e a prefeitura angrense foi assinado nesta segunda-feira, 26, pelo prefeito Fernando Jordão (MDB) e o presidente da empresa, Leonam dos Santos Guimarães. O recurso virá das chamadas ‘contrapartidas’ que a empresa deve ao município desde o início da construção da usina nuclear Angra 3.

— O valor será debitado desta dívida pela aprovação de Angra 3, no valor de R$ 218 milhões. São investimentos que vão melhorar a saúde da população do Frade e do Parque Mambucaba — explicou o prefeito Fernando Jordão.

Os recursos foram alocados em dois convênios. O primeiro será para a construção da Clínica da Família, no Parque Mambucaba; a reforma do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Centro; e a ampliação do Serviço de Pronto Atendimento também em Mambucaba. Este terá duração de 18 meses. Já o segundo, com vigência de apenas 11 meses, é específico para a reforma da Unidade Mista de Saúde do Frade, o principal posto de atendimento a emergências e ambulatório do bairro.

O presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos, reforçou que os investimentos são importantes para a empresa. Ele também lembrou que há quase dois anos estão suspensos os repasses desta natureza para os municípios da região. Desde 2015, a Eletronuclear enfrenta crise financeira causada, sobretudo, pelo alto endividamento destinado à construção da usina Angra 3. Leonam também deu a entender que, ao melhorar as unidades básicas dos dois bairros, reduz a pressão por atendimento de emergência no Hospital de Praia Brava, parcialmente sustentado pela empresa de energia.

— Com estas duas unidades trabalhando como referência junto ao Hospital de Praia Brava, vamos conseguir uma melhoria enorme no atendimento médico da região. Eu espero que este seja um ponto marcante e também uma virada para que a gente consiga retomar as atividades junto à prefeitura. Ganhamos nós e ganha, principalmente, a comunidade — analisou o presidente da Eletronuclear.

Após a assinatura do convênio, a prefeitura pode seguir com a licitação de todas as obras. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Mucheli, comemorou o investimento e previu os benefícios para a população a ser assistida.

— Agradeço à Eletronuclear por esta parceria. A gente está muito otimista para continuar o trabalho que vem sendo feito no Quarto Distrito. É um momento muito nobre para todos nós especialmente para os usuários do Sistema Único de Saúde — afirmou Mucheli.

Vereadores das regiões atendidas disseram que a retomada da parceria financeira do município com a Eletronuclear é importante para o desenvolvimento de diversos projetos no Quarto Distrito angrense, um dos mais populosos do município, com cerca de 60 mil habitantes.

Fotos: Wagner Gusmão / PMAR

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/observatorio-nuclear-angra-usinas/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome