Militantes se reuniram no final de semana em Angra | Foto: Reprodução

Os militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Angra dos Reis reuniram-se no sábado, 21, para debater os rumos da legenda na eleição municipal de 2024. Além de apresentar uma lista de 14 pré-candidatos a vereador(a), o partido também confirmou a indicação do ex-prefeito Luiz Sérgio (1993-96) novamente como pré-candidato a prefeito. Luiz Sérgio foi ministro durante o governo Dilma (2011-16) e deputado federal por cinco mandatos (98-2019).

O PT está coligado formalmente ao PCdoB e ao PV na Frente Brasil da Esperança desde a eleição do presidente Lula (PT) no ano passado. As decisões sobre candidaturas, portanto, terão de ser em consenso entre as legendas. Há cerca de um mês, o PCdoB/Angra indicou como pré-candidata a prefeita, a jornalista Jane Moté.

O PT/Angra é a legenda que mais tempo administrou a cidade com três mandatos de prefeitos consecutivos entre os anos 92 a 2000 e depois durante gestão da ex-prefeita Conceição, entre os anos 2013 a 2016. O último governo petista, no entanto, terminou com avaliação negativa da população e problemas de gestão.

A volta do presidente Lula ao cargo para o terceiro mandato e as inúmeras interfaces da gestão federal com o município, que representam repasses equivalentes a 20% do orçamento municipal em 2023, animam o PT e os aliados a recolocarem nomes em disputa e projetarem um bom desempenho da legenda e dos aliados. A eleição do ano que vem está marcada para 6 de outubro.

Outras candidaturas — Há um ano da eleição, o debate político em Angra estava concentrado em três candidaturas: pelo governo, o indicado do prefeito Fernando Jordão (PL), é o seu secretário de Governo, Cláudio Ferreti (MDB). O governo tem avaliação positiva relevante, o que dá vantagem aos governistas na construção de alianças. O ex-vereador Zé Augusto filiou-se ao Republicanos e mantém vivo o recall da eleição de 2020, quando ficou em segundo lugar com mais de 12 mil votos. Entre os dois ainda há a pré-candidatura do empresário Veníssius Barbosa, recém filiado ao União Brasil, um dos maiores partidos do Congresso Nacional. Veníssius disputou em 2022 a eleição para deputado federal e obteve 18 mil votos em Angra. Ele, no entanto, não foi eleito ao Congresso por uma diferença de cerca de 2,5 mil votos.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia mais: