Angra dos Reis e Paraty estão finalizando os preparativos para a liberação das atividades de turismo na região. Ainda não há uma data específica para que isso ocorra mas as prefeituras estão desenvolvendo protocolos e orientações para que se possa voltar a receber visitantes. O turismo está suspenso na Costa Verde desde o mês de março, com inúmeros prejuízos não apenas para as empresas, mas também para a arrecadação das prefeituras. Em Paraty, por exemplo, mais da metade da arrecadação própria do município depende do turismo.

Em Angra dos Reis os preparativos são coordenados pela Fundação de Turismo TurisAngra, com a participação de representantes de entidades do turismo (foto), do Conselho Municipal de Turismo e das secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Ilha Grande e da Saúde. O protocolo e as orientações para o trade turístico estão sendo formatados com a supervisão da Vigilância Sanitária e buscando exemplos de outros destinos turísticos do Brasil e do mundo que já retomaram suas atividades. Angra e Paraty são dois dos destinos turísticos mais importantes do Rio de Janeiro.

— Estamos elaborando um protocolo com a cara de Angra, contando com a contribuição dos segmentos do turismo. A aprovação final passará pela Vigilância Sanitária. É importante que as empresas de turismo de Angra se inscrevam no selo de boas práticas do turismo lançado tanto pelo Governo Federal e o Governo do Estado — recomenda o presidente da TurisAngra, João Willy.

O documento com as orientações para o setor alcança diversos serviços, incluindo os meios de hospedagem, agências de turismo náutico e os taxiboats (embarcações que fazem translado pela Baía da Ilha Grande). Guias de turismo, motoristas de táxi e de veículos por aplicativo e os restaurantes também terão de se adequar para que as atividades sejam exercidas de forma segura para os turistas e para os funcionários. O setor espera que as atividades sejam gradativamente liberadas a partir do dia 1º de julho. Não há definição ainda.

Descumprimento — No final de semana do feriado de Corpus Christi, moradores da Ponta Leste e da Ilha Grande relataram que houve movimentação de visitantes, inclusive transporte para a Ilha Grande, o que contraria o decreto de isolamento em vigor. A prefeitura de Angra está realizando ações de fiscalização, porém, em alguns casos, turistas e seus transportadores conseguem escapar do bloqueio.

Financiamento — Em Paraty, a expectativa é pela confirmação do plano de apoio financeiro ao setor de turismo. A prefeitura já tem um esboço das principais ações a partir da reabertura. A criação de uma linha de crédito com recursos municipais para apoiar os empresários é uma das medidas previstas.

Em transmissão ao vivo na sexta-feira, 12, o prefeito Luciano Vidal (MDB) informou que s medidas e protocolos estão sendo elaboradas pelas secretarias de Turismo, de Cultura e Saúde. Entre as medidas em estudo está a exigência de testes de Covid-19 para os visitantes, redução no número de leitos disponíveis e controle da ocupação. Como em Angra, a cidade ainda não tem uma data para anunciar a liberação do turismo.

Com informações das assessorias de comunicação das prefeituras

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/opiniao-dificuldade-de-acesso-a-credito-atrasa-o-setor-de-turismo/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome