O prestígio político do prefeito de Angra dos Reis junto aos governos federal e do Estado, aliado ao interesse do presidente Jair Bolsonaro (s/partido) em ver avançar iniciativas que impulsionem o turismo na Costa Verde, podem ser a combinação que faltava para que enfim projetos importantes para o desenvolvimento da cidade possam tramitar de forma mais rápida na burocracia estatal e tornarem-se, enfim, realidade. Nesta segunda-feira, 17, o prefeito Fernando Jordão (MDB) mostrou seu alinhamento com a família Bolsonaro ao receber em Angra o senador Flávio (s/partido), o deputado federal Hélio Lopes (s/partido) e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Em pauta, os projetos de interesse de Angra para alavancar o turismo e o desenvolvimento da cidade.

— Sou prefeito de Angra pela terceira vez e, pela primeira vez, um presidente da República enviou o próprio ministro do Turismo para ser o interlocutor com o município. Uma equipe de 12 pessoas está trabalhando com a nossa equipe, já veio aqui duas vezes, também já fomos lá em Brasília. Está acontecendo uma sinergia entre o governo federal e Angra que nunca aconteceu antes — comemorou o prefeito.

E é verdade. Na semana passada, antes da visita, Fernando esteve com o próprio presidente Jair Bolsonaro em duas ocasiões. É claro que falaram dos projetos para Angra. Bolsonaro quer Angra como ‘vitrine’ do Brasil no mundo e até já disse que desejaria que a cidade tivesse o mesmo desenvolvimento em negócios de turismo que a mexicana Cancún.

Na visita desta segunda, Flávio Bolsonaro, o filho do presidente, estava bastante otimista. Ele garantiu que o governo do pai vai tirar do papel os projetos que há mais de 20 anos vêm sendo debatidos e nunca realizados, retardando o progresso do turismo na região.

— Esta semana ainda estou propondo, no Congresso Nacional, a criação da ‘Frente Parlamentar pela Cancún brasileira’. Já apresentei um projeto para transformar a Costa Verde em uma região de interesse turístico porque é óbvio que qualquer um que tenha o mínimo de percepção vê aqui um enorme potencial. A presença do ministro na cidade fala bastante sobre a prioridade que vamos dar para esta região — informou o senador fluminense.

Visita — Na visita a Angra ontem, a comitiva esteve no aeroporto, no porto e na Ilha Grande. Três importantes projetos foram apresentados ao grupo, sendo o mais avançado deles a ampliação do próprio aeroporto, obra cantada e prometida há quase 15 anos.

Os representantes da concessionária que administra o aeroporto, Marco Aurélio Galvão e Carlos Alberto Gravatá, defenderam a ampliação do empreendimento, ampliando a pista e tornando possível receber aviões para até 20 pessoas. Voos regionais podem surgir a partir deste investimento. O aeroporto já tem movimentação alta e recebeu, somente no feriado de Ano Novo, quase 500 aeronaves. Além da ampliação da pista, o projeto prevê um centro de convenções. A prefeitura acredita que em maio já ocorra a licitação para as obras.

No porto de Angra, o grupo conheceu parte do projeto da marina Porto São Bento, outra iniciativa debatida há mais de 20 anos para ‘requalificar o Centro de Angra’. A marina teria terminal para a parada de transatlânticos, marinas seca e molhada, hotel e centro de convenções.

Investimentos — Encerrando a visita na Ilha Grande, nas fazendas de bijupirá e vieiras de Jaconema, o grupo ainda anunciou novidades imediatas como a liberação de R$ 4 milhões para a construção de um novo posto da Polícia Rodoviária Federal em Angra e a liberação de outros R$ 15 milhões para projetos como a adequação e junção do cais dos pescadores ao cais de Santa Luzia, no Centro; a iluminação de monumentos históricos; a construção de pier na Costeirinha e um mirante da praia das Gordas; além do polo cultural da Vila Histórica de Mambucaba e de um novo Centro de Informações Turísticas.

— Será a Cancún em volume de turistas, respeitando o meio ambiente. Obviamente, a legislação precisa ser mudada. Precisamos sair da era da ‘república das bananas’ e entender que o desenvolvimento do Brasil, principalmente do turismo, pode sim andar lado a lado com o respeito e a conservação do meio ambiente. Precisamos retirar os excessos que impedem de desenvolver sobretudo a geração de emprego — destacou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro.

Fotos: Divulgação/PMAR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/projetos-do-governo-turismo-angra/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome