Alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No último dia do verão, o alerta dos serviços de meteorologia e Defesa Civil indicam que os primeiros dias de outono serão marcados por grandes acumulados de chuva, com volume acima de 100 milímetros por dia, devido à combinação do calor e da alta umidade. Angra dos Reis, Paraty, Volta Redonda, Petrópolis e Nova Iguaçu estão na lista de 71 municípios fluminenses em situação de risco para temporais.

Na semana entre os dias 18 a 25 de março, uma Zona de Convergência Intertropical vai gerar instabilidades e chuvas intensas em várias regiões do país, inclusive na cidade do Rio de Janeiro e nas regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense.

As chuvas mais intensas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas no estado do Rio de Janeiro, com acumulados em torno de 80 milímetros por dia. Nas cidades em observação pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover entre 20 e até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.