Houve queda de árvores em alguns bairros | Foto: Arquivo

Atualizado às 10h24

Choveu forte em Angra dos Reis por mais de 24 horas e o elevado volume pluviométrico, com mais de 250 mm, resultou em uma inundação no Bracuí, com o nível do rio subindo até 3m de altura. Dezenas de casas foram alagadas e 256 pessoas foram abrigadas na escola municipal José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade. A prefeitura está recebendo doações para as famílias afetadas. Itens como água, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas, lençóis e alimentos não perecíveis podem ser entregues na alameda Coronel Otávio Brasil, 253-B, Balneário (no arquivo da prefeitura). No informe das 10h20 da manhã, a prefeitura informou que o Corpo de Bombeiros confirmou a morte de dois idosos que viviam num abrigo no Bracuí.

Desde a sexta-feira, dia 8, a Defesa Civil Municipal recebeu chamadas de emergência. O resgate dos atingidos envolveu o uso de barcos e cordas para evacuar idosos, acamados, crianças, indivíduos com dificuldades de locomoção e animais de estimação. A transferência das famílias para o Frade mobilizou dois ônibus, veículos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros e a participação ativa de moradores locais.

A fim de receber mensagens com avisos e alertas relacionados às condições meteorológicas, a população pode enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência. Mesmo sem créditos, os cidadãos inscritos continuarão a receber as mensagens, pois o serviço é gratuito.

Na sexta-feira, 8, mais de 15 localidades atingiram o índice de alerta: Praia da Chácara; Mombaça; Enseada; Morro da Carioca; São Bento; Camorim Pequeno; Camorim; Parque Belém; Sítio Forte (Ilha Grande); BNH; Caputera; Ponta Leste; Colégio Naval; Pontal; Vila Velha e Monsuaba.

No Morro do Abel foi registrada queda de árvore. Já no Morro da Carioca e Sapinhatuba III houve quedas de muro e deslizamentos nos Morros da Carioca, Carmo e Santo Antônio. A Defesa Civil precisou interditar duas casas, uma no bairro Sapinhatuba I e outra no Morro do Santo Antônio devido a deslizamentos. Não houve vítimas em nenhuma das ocorrências.

Alagamentos foram registrados em vários pontos da região central, no morro do Peres, bairro da Ribeira, Pontal e na rua Mangaratiba, na Japuíba.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.