Professores estão participando de palestras ao vivo durante a semana que antecede a volta às aulas | Foto: Divulgação/PMAR

As aulas na rede pública municipal ainda não começaram mas cerca de 2 mil educadores de Angra poderão participar esta semana de atividades de aprendizado e intercâmbio de experiências entre os dias 5 a 9 de fevereiro. As atividades são coordenadas pela secretaria de Educação, intituladas como Semana de Formação 2024. Diariamente serão mais de 1.200 vagas para diversos programas de formação, totalizando mais de 600 horas de atividades programadas. 

A formação contará com a participação de 1.597 professores (docentes I e II), 65 pedagogos, 286 monitores e 237 profissionais entre berçaristas, auxiliares de berçário e auxiliares de recreação. Serão oferecidos 28 laboratórios e 11 palestras diferentes sobre temas da educação moderna.

Cada educador terá a oportunidade de selecionar até três turnos entre laboratórios e palestras ao longo da semana, acumulando um total de 12 horas de capacitação, com emissão de certificado ao participante. As atividades foram planejadas com base na análise dos resultados da secretaria de Educação no último ano letivo, integrando o processo ao planejamento pedagógico municipal batizado de Cidade da Educação.

– A Semana de Formação 2024 está integrada ao planejamento pedagógico da rede educacional da prefeitura, sendo peça-chave do projeto Cidade da Educação. Nosso objetivo é promover um ambiente rico em trocas de experiências e práticas educativas entre nossos profissionais. Esta semana será marcada pelo dinamismo, oferecendo uma ampla variedade de palestras e laboratórios à escolha dos participantes. Buscamos criar um espaço de reflexão e desenvolvimento de conhecimentos que contribua para o aprimoramento das práticas diárias na educação pública de Angra — avalia o secretário de Educação, Paulo Fortunato.

Durante a Semana de Formação 2024 serão oferecidos 28 laboratórios incluindo Alfabetização, Matemática, Planejamento Individualizado de Ensino, Gestão de Sala de Aula, Inovação, Planejamento entre outros, além de Canva, Níveis de Escrita, Planejamento Individualizado para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também serão realizadas 11 palestras abrangendo os tópicos Qualidade na Educação Infantil, Uso do Plano de Educação Individualizado como Ferramenta de Planejamento, Metodologias Ativas, Currículo e Avaliação, Literacia, Consciência Fonológica, Análise de Dados para Planejamento, Inteligência Emocional, Educação Antirracista, Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista, e o Trabalho Colaborativo com esses alunos.

As formações ocorrerão em locais distintos: monitores na escola municipal Júlio César Larangeira, no Parque das Palmeiras; professores e pedagogos na Universidade Estácio de Sá, em Jacuecanga; berçaristas, auxiliares de berçário e de recreação na escola municipal Prefeito Francisco Pereira Rocha, no Morro da Cruz; e professores dos anos finais na escola municipal Cornelis Verolme, também em Jacuecanga.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.