O grupo ‘Adote Amor’, de proteção e cuidado com os animais, promove no sábado, 27, o primeiro seminário sobre os direitos dos animais em Angra dos Reis.

A iniciativa inédita será realizada no antigo cinema do Angra Shopping, no Parque das Palmeiras, das 13h às 18h30, e tratará de temas como doação responsável, crueldade e maus tratos, abandono, doenças – como a esporotricose – e políticas públicas voltadas aos animais.

Os organizadores contam com a participação de defensores dos animais que atuam nesta causa em cidades como Niterói, Rio de Janeiro e Volta Redonda. Serão cinco horas de palestras e uma tentativa de estabelecer um marco da causa animal na cidade, cujas ações tornaram-se mais visíveis nos últimos anos.

A correalização do seminário é da ONG Vira-Lata, que atua no Estado há 15 anos, além de empresas que apoiam a causa. A entrada é franca e aberta aos interessados pelo assunto. As Inscrições devem ser efetuadas no site adoteamorar.wixsite.com/direitosdosanimais. No mesmo endereço, mais informações podem ser adquiridas a respeito do evento.

O seminário é realizado num momento crucial, quando notícias relacionadas a maus tratos com animais começam a aparecer com mais frequência. Na última sexta-feira, 19, dois cachorros abandonados pelos donos em um apartamento, no Condomínio Vale da Banqueta, foram resgatados pela equipe do Meio Ambiente do governo municipal, com o apoio de policiais militares.

Os animais estariam trancados na residência há 20 dias, sem alimentação e outros cuidados essenciais. Munida dessas informações, a equipe foi imediatamente ao local, onde identificou o crime e resgatou os cachorros, que estavam muito debilitados. Hoje, os animais estão em um lar temporário recebendo todos os cuidados necessários. Os donos serão notificados e também multados pelo crime de abandono e maus tratos.

– Adoção responsável significa o tutor ter a consciência de que ele esta se tornando responsável por aquela vida. Um animal vive em média 15 anos e, durante esse período, ele vai precisar de atendimento veterinário, cuidados, alimentação de boa qualidade, dedicação de tempo, amor e carinho. Ele tem que ser inserido no contexto familiar, levando em consideração situações de mudança de domicílio ou chegada de um bebê, por exemplo. Sendo assim, todos esses pontos devem ser considerados pelo tutor antes de optar pela adoção de um animal – afirmou a veterinária Karen Ururahy, que acompanhou toda a ação.

Qualquer cidadão pode denunciar crime de maus tratos contra os animais através do Disque-Denúncia Angra (0300 253 1177), com o custo de uma ligação local, ou pelo APP “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.

 

Fotos: Reprodução (capa) / Divulgação (interna)

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome